Garoto de 11 anos chora ao ser xingado de “preto” em campeonato de futebol

APOIE O NOTÍCIA PRETA
O atleta foi xingado de “preto” pelo técnico da equipe Adversária – Foto: Reprodução Instagram Uberlândia Academy

Na última quarta-feira (16), um garoto de 11 anos que disputava um campeonato infantil em Caldas Novas (GO) sofreu racismo durante uma partida, mas o caso só veio a tona nesta quinta-feira (17), depois que o clube resolveu dar publicidade ao fato. O jogador do Uberlândia Academy, de Minas Gerais, foi filmado chorando, enquanto tentava explicar o ocorrido. “Outro cara estava vindo aqui toda hora e falava ‘fecha o preto’, ‘fecha o preto’, aí eu guardei pra falar no final com os pais”, disse o atleta no vídeo. A pessoa a quem ele se refere no vídeo seria o técnico do time adversário, Set Esportes. Quando questionado se ele falou só uma vez, o garoto disse que não. 

Vídeo mostra o jogador aos prantos, tentando explicar o ocorrido – Vídeo: Uberlandia Academy

Imediatamente após a Uberlandia Academy publicar uma nota de repúdio, os internautas se solidarizaram com o atleta e reforçaram que racismo e injúria racial são crimes. Em nota, o Uberlândia Academy informou que acionou a PM para registrar o caso e que defenderá o aluno até as “últimas instâncias”. “De antemão manifestamos que iremos até às últimas instâncias em defesa de nosso aluno e contra mais um ato deplorável que mancha a imagem do futebol”, diz a nota.

Reações

De várias partes do país, internautas comentaram a publicação do clube mineiro, apoiando o atleta pelo ocorrido. Em um dos comentários, um seguidor disse que “o racismo marca na alma, independentemente da idade. Que este jovem consiga superar isso e que o delinquente seja exemplarmente punido”. 

A organização do Caldas Cup também divulgou uma nota dizendo que repudia atos de racismo e preconceito. “Afirmamos que não pactuamos com qualquer atitude discriminatória que venha a ser cometida na competição, independente de quem venha cometer tal ato”, disse a nota. Já o Instituto Set, responsável pela equipe do Set Esportes, nega que qualquer integrante da comissão técnica se dirigiu aos atletas do Uberlândia Academy. 

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.