Festival São Batuque tem celebração especial no Dia da Consciência Negra

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Será realizado entre os dias 20 e 23 de novembro o Festival São Batuque, um espaço de de resistência das culturas tradicionais afro-brasileiras. Com realização da Rosa dos Ventos, o Festival tem por tradição homenagear divindades todos os anos. Este ano será a vez de Omulu, Orixá da cura, e de Oxum, a deusa das águas doces e do amor.

Naná Viana é uma das atrações do São Batuque 2021 – Foto: Renata Rangel

Para Stéffanie Oliveira, presidente da Rosa dos Ventos, “essas forças regem o festival em 2021, nesse momento que fomos surpreendido na saúde física e mental, com tanto retrocesso e desrespeito, chamamos a cura e o amor! Atotô e Ora iê iê ô! Sigamos juntes, promovendo o respeito, a divulgação e a manutenção histórica dos fundamentos do popular profundo e das tradições inventadas, por meio da reverência ao toque profano e à percussão sagrada”, comenta.

Igualmente devoto, Mestre Gilvan do Vale, condutor do Tambor de Crioula de Seu Teodoro, presente no encontro, expressa seu respeito pela fé ao manifestar sua arte. “Quando chega a época do festejo junino, não vejo a hora de chegar em frente ao altar para fazer minhas preces e pedir proteção a São João, para que nos fortaleça e nos conduza durante a brincadeira do Boi e do Tambor de Crioula”, afirma.

Leia também: Humor e ancestralidade: Léo Santos cresce nas redes sociais com histórias sobre o Candomblé

A cantora e compositora Éllen Oléria, uma das atrações do festival, representante dessa diversidade do São Batuque, fala sobre raízes e ancestralidade. “Não tem como dialogar sobre identidade sem mencionar cultura afrodiaspórica. Essa nossa latinidade, aquilo que nos conecta com os povos originários das Américas é das riquezas mais bonitas. O povo preto, nesse fluxo de quilombo, nessa organização com outro tipo de hierarquia, essas tecnologias pretas de ajuntamento, que multiplica o saber em vez de aniquilar, isso é tão poderoso e tão nosso. Tanto que se alguém, nascido nessa terra, tentar se desconectar dessas tecnologias do afeto, ela não conseguirá”, conclui.

O Festival São Batuque será transmitido pelo Canal Youtube da Rosa dos Ventos, entre os dias 20 e 23 de novembro, sempre às 19h. Para saber mais informações, acesse o site do São Batuque 2021.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.