Professor e historiador lança roteiro ambiental e patrimonial sobre Cabo Frio

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O professor universitário cabofriense, Acioli Júnior, lançou o livro sobre uma das principais cidades do litoral do Estado do Rio de Janeiro. O Roteiro Ambiental e Patrimonial da Cidade de Cabo Frio estará disponível nas principais livrarias do país, em versão física e digital, a partir deste sábado (4). 

O livro conta a história ambiental da cidade fluminense – Foto: Divulgação

A abordagem histórica e ambiental aborda os espaços da quinta cidade mais antiga do Brasil, além de ser uma obra acadêmica de cunho científico. Segundo Acioli, a obra é um trabalho de pesquisa documental e empírica que se iniciou em 2015, com término em março de 2021. “O livro aborda a história de todos os bens culturais do município de Cabo Frio, do Forte São Mateus às três Estações Ferroviárias, além de outros 14 monumentos tombados e o patrimônio intangível da cidade”, afirma.

Leia também: Livros inéditos de Carolina Maria de Jesus chegam às livrarias

Ainda de acordo com Acioli, a grande peculiaridade deste livro é o fato de ele ser o único que disserta sobre o patrimônio ambiental. Com mais de 500 páginas, a obra descreve as 20 praias do município com riqueza de detalhes, cinco delas secretas (Fenda, Fofa, Mimi, Amendoeiras e Nordeste). “Ele fala ainda sobre os três rios de Cabo Frio (Una, Gargoá e São João) e ressalta sua importância para os povos pré-históricos e a população atual”, ressalta. 

O autor do roteiro ambiental ainda aponta os melhores locais de mergulho e pesca submarina de cada ilha oceânica, indicando se é adequada a mergulhadores profissionais ou a iniciantes.

“Este livro tem como objetivo promover o turismo histórico-cultural, o ecoturismo, a promoção da cidade, gerar emprego e renda ao setor de turismo e dar o devido valor a uma das cidades mais belas do Brasil e do mundo”, conta Acioli Júnior, que completa: “Neste Roteiro você conhecerá profundamente Cabo Frio, tanto a sua milenar história como suas belezas magníficas, que deixam moradores e visitantes extasiados. Você é meu convidado a conhecer a capital da Região dos Lagos através das páginas deste livro”, conclui 

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.