Federal de Juiz de Fora realiza primeira banca de heteroidentificação para concurso docente

WhatsApp-Image-2022-09-21-at-15.47.07.jpeg

Na próxima quarta-feira (28), às 16h, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG) realiza a primeira banca de heteroidentificação para o concurso do Magistério Superior em seus quase 62 anos de história. A Comissão  vai complementar a autodeclaração de candidatos negros e negras que concorrem às vagas de professores, reservadas pela política de cotas.

Julvan Moreira comemora o processo – Foto: Alexandre Dornelas/UFJF

“É um grande avanço para a instituição. As ações afirmativas são uma conquista do movimento social negro e, embora a legislação sobre as cotas no serviço público federal seja do ano de 2014, esta será a primeira vez que a Universidade cumprirá esse regramento em concurso docente. Houve um grande empenho desta gestão nesse sentido, visando à promoção de igualdade e ao reconhecimento das diferenças e diversidades”, destaca o diretor de Ações Afirmativas e professor da Faculdade de Educação da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira.

A finalidade desta etapa do certame é efetivar a política afirmativa e evitar possíveis fraudes. A Lei Federal 12.990/2014 reserva às pessoas negras 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos. A reserva se aplica no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações e empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

Edital
A primeira banca de heteroidentificação para concurso docente da UFJF será realizada no âmbito do Edital 26/2021, que oferta 36 vagas para professores  nos dois campi da UFJF, sendo 25 para Juiz de Fora e 11 para Governador Valadares.

Leia também: “Parece um sonho”, diz primeira quilombola nomeada por cotas no Itamaraty

Ao todo, cinco candidatos autodeclarados negros e negras irão passar pela análise da comissão de heteroidentificação, já tendo sido aprovados em todas as etapas anteriores do certame, dentre as quais:  prova escrita dissertativa, prova didática, prova de memorial e plano de atuação profissional e avaliação de títulos.

Deixe uma resposta

scroll to top