Documentário Sementes lança campanha de financiamento coletivo

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Filme retrata o dia-a-dia de seis mulheres negras na disputa por mais representatividade no legislativo carioca

O documentário Sementes, produzido pela Noix Cultura, lança sua campanha oficial de financiamento coletivo, nesta semana, nas redes sociais. O filme acompanha a corrida eleitoral de seis mulheres negras aos cargos de deputada estadual e federal após a execução sumária da vereadora Marielle Franco.

Jaqueline de Jesus, Mônica Francisco, Renata Souza, Rose Cipriano, Talíria Petrone e Tainá de Paula são os rostos da resistência política em um cenário árido em diversidade e lutam para garantir educação pública de qualidade, preservação dos direitos humanos, a luta anti-racista e a questão da negritude no país além, claro, da manutenção dos direitos da população LGBT.

Equipe 100% feminina do documentário Sementes

Para as diretoras do filme Éthel Oliveira e Júlia Mariano, Sementes é um documentário urgente sobre como a barbárie da morte de Marielle se transformou no maior levante político conduzido por mulheres negras que esse país já viu. “Um pé na rua e outro na instituição” é como muitas delas definem sua atuação na política institucional, seguindo o legado político de Marielle, que trabalhava para construir uma relação consistente entre a sociedade civil e o Estado.

Fator Marielle

Segundo os dados do Congresso em Foco, o Rio de Janeiro foi o estado que mais teve candidaturas de mulheres negras. Foram 237 ao total onde seis foram eleitas, um aumento de 151% em relação aos dados das eleições de 2014.

Economia Colaborativa

“A urgência do tema fez com que as filmagens fossem feitas sem apoio de editais e/ou iniciativas privadas portanto para seguir com a produção e finalizá-lo, optamos pelo financiamento coletivo, na certeza do engajamento da sociedade civil em contar essa história e não deixar o projeto parar antes de sua conclusão!¨, destaca Julia Mariano.

Ethel Oliveira diz que ¨o filme Sementes é nossa oferenda ao mundo sobre esse momento histórico das mulheres negras na política institucional¨.

Com 100% da equipe composta de mulheres e dessas 50% são mulheres negras, Sementes é fruto da colaboração de dezenas de profissionais do audiovisual no Rio de Janeiro que entenderam a importância histórica das candidaturas de mulheres negras nas eleições de 2018 e colocaram seu know how e capacidade produtiva em prol da realização do filme.

Desde Junho de 2018 o documentário é filmado com recursos próprios e nesta quinta, dia 14 de Março, às 10 horas, a campanha para o financiamento coletivo estará online nas redes sociais do filme. A ideia é dividir o financiamento por metas que viabilizam os processos com valores que variam entre 25 a 65 mil e que garantirão a continuidade da filmagem, a edição e o lançamento do filme.

As doações para o filme podem ser feitas por meio da plataforma Benfeitoria (http://bit.ly/FilmeSementes) e garantem recompensas como nome nos créditos do filme, o link com exclusividade antes do lançamento comercial, ecobags personalizadas e cartazes. Todas as informações do filme e bastidores podem ser acompanhadas nas redes sociais do filme

——

Benfeitoria – https://benfeitoria.com/filmesementes

Facebook –  https://www.facebook.com/Sementes-Filme-483842425464847/

Instagram – https://www.instagram.com/filme_sementes/?hl=pt-br

APOIO-SITE-PICPAY

Fernanda Quevedo

é Mato-grossense e tem 32 anos. É redatora publicitária, escritora e social media. É formada em Serviço Social e pós-graduanda em Marketing. Já foi ativista pela democratização da comunicação e da Cultura, sendo uma das fundadoras da Midia Ninja e trabalhando em diversas organizações do terceiro setor em Cuiabá, São Paulo, Porto Alegre e Brasília. Hoje mora no Rio de Janeiro e realiza projetos e consultorias de letramento e escrita criativa digital.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.