Com o objetivo de exaltar a beleza negra e valorizar a aceitação do próprio corpo, um grupo de mulheres decidiu montar um coletivo e realizar ensaios fotográficos gratuitos apenas com pessoas negras. Assim nasceu o “Entre Pretos”, em agosto de 2017, no Rio de Janeiro. Em 1 anos e 3 meses de existência o projeto já fotografou mais de 100 pessoas, de todos os gêneros e idades.
“Muitas das pessoas fotografadas não se sentiam bonitas, achavam que o padrão de beleza era o do branco. Ao encontrar com outros negros durante os ensaios, elas começaram a ver o quanto são lindas e entenderam que as pessoas têm que enxerga-las como elas são. Ninguém precisa clarear para chamar atenção”, explica a fotógrafa e jornalista Gabriela Alves, idealizadora do projeto.
O ‘Entre Pretos” recruta seus modelos através do Instagram (@projetoentrepretos). Nenhum valor é cobrado pelos ensaios que normalmente contam com 12 participantes: “Disponibilizamos cinco fotos individuais de cada modelo e três em grupo. “Totalizando oito fotos para cada pessoa que faz o ensaio”, explica Gabriela. O coletivo, que se prepara para atuar como uma agência de modelos negros, conta com apoio de empresas parceiras que cedem peças de suas marcas para os ensaios e têm seus produtos divulgados pelas fotos pelo projeto.
Neste momento o ‘Entre Pretos’ recruta 12 crianças com idade entre 4 e 6 anos para dois ensaios (dezembro e janeiro). Os interessados devem entrar em contato com o projeto pelo perfil do Instagram do coletivo.
0 Replies to “Ensaio fotográfico valoriza autoestima do povo negro”