Pela primeira vez, especial de Natal da Globo terá Papai Noel negro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A Globo exibe, no dia 25 de dezembro, um especial de Natal diferente do costumeiro. Este ano, a trama contará com um Papai Noel negro, interpretado pelo ator Milton Gonçalves. O ator, de 85 anos, exaltou a importância de representatividade e se emocionou com a missão de interpretar o Papai Noel. “Estar aqui hoje fazendo esse personagem maravilhoso é uma batalha de muitos anos. Temos que eliminar o medo, nós somos cidadãos, temos que batalhar”, afirmou.

Especial de fim de ano da emissora será com família afrocentrada – Foto: Estevam Avellar/Globo

A representatividade não fica a cargo apenas do Patriarca da ficção. O elenco, formado por Camila Pitanga, Fabrício Boliveira, Luciano Quirino, Zezé Motta e a pequena Gabriely Mota forma a família Santos, uma família negra, moradora da Zona Norte do Rio de Janeiro. “Eu acho que a gente poder contar com a nossa voz, uma história que é de família, mas é de uma família preta, na noite de Natal, é muito especial. Esse projeto tem vários sabores para mim. Eu acho que a gente está com esse especial, acordando uma outra possibilidade de leitura, que não descarta nada, que amplia, que abre para outras oportunidades de manifestação dessa figura simbólica e querida por todos. Acho que vai abraçar mais pessoas”, finalizou o veterano ator. 

Enredo

A história conta a saga da família Santos que perde sua matriarca, Neusa (Zezé Motta), às vésperas do Natal. Deprimido com a morte da esposa, Orlando (Milton Gonçalves) busca sentido para a vida na netinha, Letícia (Gabriely Mota). O especial de Natal é escrito por Cleissa Regina Martins, autora revelada pelo Laboratório de Narrativas Negras para Audiovisual numa parceria entre a Rede Globo e a Flup, e conta com direção artística de Maria de Médicis. O elenco ainda conta com Tony Tornado, Francisco Cuoca e Zezé Polessa.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.