Aumenta participação de mulheres negras na política africana, revela levantamento

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Foto: Sam Ngendahimana

Foi publicada uma análise da União Africana (UA), divulgada na última semana, e mostra que a África teve um aumento na participação das mulheres nos processos de tomada de decisão política na última década. A análise ocorreu por causa do fim da primeira “Década da Mulher Africana (AWD)” na Abordagem de Base para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres 2010-2020, que foi adotada em 15 de outubro de 2010 em Nairóbi, Quênia.

Segundo o bloco pan-africano de 55 membros, durante os dez anos da política os líderes africanos demonstraram vontade e compromisso para promover a igualdade de gênero, o empoderamento e os direitos das mulheres. Quatro Estados-Membros da UA (Ruanda, Namíbia, África do Sul e Senegal) foram classificados entre os dez primeiros países do mundo com o maior número de representação de mulheres no parlamento. Outros dezesseis Estados-Membros ultrapassaram a taxa mínima de 30% da representação das mulheres nos parlamentos nacionais. 

“As mulheres estão ocupando Ministérios Estratégicos como o de Defesa, Economia, Finanças e Relações Exteriores, que eram tradicionalmente reservados aos homens. A África melhorou o acesso das mulheres a infraestrutura, tecnologias e serviços modernos. O índice de escolaridade das mulheres aumentou e há maior acesso a treinamentos técnico-profissionais”, afirma a UA em nota. 

Agora a África entra na nova Década da Mulher Africana sobre a Inclusão Financeira e Econômica 2020-2030. Os membros da UA firmaram seus compromissos para promover o bem-estar das mulheres no continente e consolidar os ganhos já obtidos com a política anterior.

APOIO-SITE-PICPAY

Samily Loures

Baiana em terras capixabas, é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo). Com atuação em publicidade social e pesquisa em Identidade Negra, acredita que a comunicação pode ser instrumento de mudanças sociais. Apesar de militante e sagitariana, consegue levar a vida com serenidade. E deboche.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.