“É uma estrutura, não é só o diretor”, afirma fonte interna sobre casos de racismo na Globo

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Na noite da última quinta-feira (17), uma fonte da TV Globo afirmou ao Notícia Preta que, além do diretor artístico, Vinícius Coimbra, outras pessoas também já tiveram atitudes racistas com artistas negros, principalmente as mulheres. 

Vinicius Coimbra foi afastado temporariamente da direção da trama “Nos Tempos do Imperador” – Foto: Reprodução TV Globo

Uma das fontes consultadas disse que a estrutura é racista. “[os casos] Não envolvem apenas uma pessoa, mas uma estrutura. Conclamamos o apoio de todos os movimentos negros, bem como de todas as pessoas brancas antirracistas, para promover uma mudança necessária e urgente”, afirma. 

Além disso, a fonte informou também que os profissionais se sentem acuados diante dos casos, por não ter apoio de outros atores e atrizes brancos. “A grande maioria do elenco branco ainda está omissa a tudo que vem acontecendo e eles presenciam diariamente essas situações. Precisamos do apoio de todos nesse momento”, comenta. 

Leia também: Atrizes denunciam racismo e diretor da TV Globo é afastado

“Escravo”

Ainda segundo a fonte do NP, tem um caso específico em que um ator negro interpreta um escravo em uma produção e a assistente de direção o chama a todo momento de “escravo”. “Nós chamamos a atenção dessa pessoa, falamos que ele tem nome. Precisamos dar visibilidade a esses casos. Quando um fala, outros se encorajam. E é com esse movimento que vamos fazer a diferença e promover a justiça”, conclui. 

Entenda o caso

As atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues denunciaram casos de racismo que aconteciam nos bastidores das gravações da novela “Nos Tempos do Imperador”, da TV Globo, envolvendo o diretor artístico da trama, Vinícius Coimbra, e equipe. As atrizes informaram que eles separavam as pessoas entre elenco branco e elenco negro, além de haver segregação nos camarins destinado aos atores. Na última quinta-feira (17) a emissora decidiu afastar temporariamente o diretor. 

Orientadas pelos advogados, as três atrizes esperam o fim da investigação interna para decidirem se vão processar a emissora e Vinícius na Justiça comum. Por causa do ocorrido, Cinnara, Dani e Roberta estão fazendo tratamento psicológico.

O sigilo da fonte jornalística é uma garantia constitucional prevista no art. 5º, inciso XIV, da Constituição Federal. Por isso, a fonte desta matéria foi preservada, inclusive para não correr riscos de represálias dentro da emissora.

APOIO-SITE-PICPAY

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.