
Na noite da última quinta-feira (29), durante uma live presidencial, Jair Bolsonaro mais uma vez chamou atenção ao tomar um copo de leite puro. O gesto, de acordo com pesquisadores, tem uma correlação com movimentos neonazistas, que adotam a prática como símbolo de supremacia racial. O presidente, no entanto, estaria cumprindo um desafio da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite). Apesar disso, ele não ”desafia” ninguém a participar do movimento quebrando a corrente do que estaria realizando.

“O leite é o tempo todo referência neonazi. Tomar branco, se tornar branco. Ele vai dizer que não é, que é pelo desafio, mas é um jogo de cena, como eles sempre fazem. Bolsonaro pode se escorar no Shavuot, festa judaica que teve início na quinta-feira, para se justificar pelo ato, que ocorreu no mesmo dia em que explodiram manifestações em Minneapolis contra a violência policial contra negros – em razão do bárbaro assassinato de George Floyd. O leite como símbolo está diretamente ligado aos chamados “alt-right” estadunidenses. “O cara é engenhoso”, comentou à Revista Fórum, a antropóloga Adriana Dias, que é doutora em antropologia social e que há anos pesquisa o fenômeno do nazismo.

Nas redes sociais, o gesto de Bolsonaro repercutiu. O antropólogo David Nemer postou em sua conta do twitter que “o extremismo do Bolsonarismo é tão tosco que eles apropriam tudo da Alt Right (extremistas brancos americanos) e com atraso – já que isso começou nos EUA em 2017”, declarou.
Ainda de acordo com o pesquisador, “Nacionalistas brancos fazem manifestações bebendo leite para chamar a atenção para um traço genético conhecido por ser mais comum em pessoas brancas do que em outros – a capacidade de digerir lactose quando adultos. É uma tentativa racista para se embasar em “ciência” para diferenciar e justificar a “raça branca”. Mas como já provado e explicado por toda ciência: Não há evidência genética para apoiar qualquer ideologia racista. O que há, é na verdade, um governo tosco e motivado pelo ódio”, pontuou Nemer.

6 Comments
MARINICE
(30/05/2020 - 18:20)É extemame notório vocês acharem que os brasileiros não são inteligentes suficiente de entender o que este presidente que me enganou fazendo-me acreditar nas suas vans promessas, hoje se trata de um um NEONASISTA enrustido de homem.
Igor Rocha
(04/06/2020 - 12:34)Boa tarde, Marinice. Sou editor do site Noticia Preta e não não julgamos nenhum brasileiro, muito pelo contrário, estamos abrindo os olhos da população para quem ele realmente é (nós já sabíamos antes de ser eleito) e quais as intenções dele (também já tínhamos ciência).
Sobre você ter acreditado nas promessas dele, ter ajudado a colocá-lo no comando do país, fala muito mais de você do que dele propriamente.
Abraços fraternos e beijos de luz!
GABRIEL GONCALVES SOUZA
(17/07/2020 - 02:17)Se ele tivesse tomado café aí eu acho que a coisa ia feia…
_Lukas_
(16/05/2021 - 17:04)https://www.poder360.com.br/opiniao/justica/leite-nao-e-simbolo-nem-da-direita-nem-da-esquerda-alerta-xico-graziano/
‘Cadela’, ‘macaco’, ‘viadinho’: somos milhões sentados à mesa com os nazistas – Hey
(19/10/2021 - 07:10)[…] grande mesa vem recebendo cada vez mais intolerantes e criminosos, seja segurando um copo de leite, uma Bíblia ou uma mandala. Nela se ouvem a piada racista, o comentário homofóbico, a decisão […]
‘Cadela’, ‘macaco’, ‘viadinho’: somos milhões sentados à mesa com os nazistas – VHS Info Blog
(19/10/2021 - 13:42)[…] grande mesa vem recebendo cada vez mais intolerantes e criminosos, seja segurando um copo de leite, uma Bíblia ou uma mandala. Nela se ouvem a piada racista, o comentário […]