Dubladores brancos abandonam dublagens de personagens negros: “Devem ser feitas por pessoas negras”

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A iniciativa partiu de um dos dubladores; intenção é que os produtores das séries deem maior espaço para profissionais negros.
 
Duas das séries de animação de maior sucesso da televisão americana estão passando por mudanças importantes no elenco. Na última sexta-feira (26), o posicionamento de um dos dubladores da animação Family Guy iniciou uma discussão importante sobre os personagens negros e birraciais em séries animadas.

Mike Henry, branco e voz desde 1999 de Cleveland Brown, um personagem negro da animação Family Guy, afirmou numa rede social que não iria mais trabalhar no papel.

“Foi uma honra interpretar Cleveland em Family Guy por 20 anos”, escreveu Henry. “Eu amo esse personagem, mas pessoas negras devem interpretar personagens negros. Portanto, vou deixar o cargo”. Outros atores também se posicionaram sobre o assunto.

O personagem Cleveland Brown foi dublado por Mike Henry por 20 anos (Foto: Reprodução / Internet)

Um pouco mais cedo naquela semana, as atrizes Jenny Slate e Kristen Bell, ambas brancas, disseram que parariam de interpretar personagens birraciais em programas animados. Slate, que emprestou sua voz a Missy, uma personagem negra do seriado Big Mouth, escreveu em um comunicado que ela estava “se envolvendo em um ato de apagamento do povo negro” ao interpretar o papel e que iria abandonar dali em diante. Bell, que interpretou a personagem Molly na série Central Park, escreveu em seu próprio comunicado que escalar “um personagem de raça mista com uma atriz branca” havia minado “a especificidade da raça mista e da experiência dos negros americanos”.

As falas geraram outros posicionamentos. Separadamente, os produtores de Os Simpsons disseram que o programa, que completou recentemente sua 31ª temporada, faria mudanças ainda mais amplas do que haviam notificado. No futuro, Os Simpsons “não terá mais atores brancos dando voz a personagens não-brancos”, explicaram os produtores, em comunicado.

Estereótipos

A polêmica não é novidade em meio às animações televisas. Os Simpsons, com histórico longo nas televisões nacionais e internacionais, foi cada vez mais criticado nos últimos anos. Uma das principais reclamações por parte dos fãs da animação é a representação estereotipada do personagem Apu, um imigrante indiano interpretado por um ator branco, Hank Azaria. Tendo chegado ao entendimento de que o personagem perpetuava estereótipos que eram prejudiciais aos espectadores de descendência indiana, no início deste ano, Azaria informou ao público que não dublaria mais Apu.

“Depois que percebi que era assim que esse personagem era pensado, eu simplesmente não queria mais participar dele. Simplesmente não parecia certo”, afirmou, em entrevista ao The New York Times.

Ao que tudo indica, a tendência é que outros produtores e dubladores se posicionem a respeito e parem de ocupar esses lugares.

APOIO-SITE-PICPAY

Gabriella Reis

Jornalista, escritora e web-redatora. "Se ninguém te escuta, escreva!"

2 Comments

  • GOKU super 2

    (07/09/2020 - 21:15)

    Ja que e para ficar junto pessoas negras não deveriam mas dublar pessoas brancas ne jaque isso é um ploblema

  • Peter gundersfeld

    (01/08/2021 - 03:51)

    Não sei se vc sabe, não deve saber de bosta nenhuma, o dubaldor Jorge Lucas dubla Matt Damon, Charlie Sheen, Ben Afleck e muitos outros atores brancos. Matéria de bosta feito por uma merda.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.