Domitila Barros é a nova Miss Alemanha 2022, a primeira brasileira negra eleita no país

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Domitila Barros, modelo e ativista pernambucana, foi eleita Miss Alemanha 2022 neste sábado, 19, no Europa-Park Arena, na cidade alemã de Rust. Ela, que participou de uma live aqui do “NP” antes do concurso, se tornou a primeira imigrante e mulher negra a vencer o concurso, que teve 159 concorrentes nas três fases. A modelo é natural da Linha do Tiro, bairro na periferia da Zona Norte do Recife.

Domitila Barros- Foto: Reprodução Redes Sociais

A modelo decidiu se inscrever no Miss Germany depois que ouviu falar que poderiam participar pessoas de qualquer idade e cor e que o foco seriam os valores das concorrentes. Isso foi possível por conta de uma mudança no concurso que decidiu se afastar dos estereótipos de objetificação da mulher desde o ano passado.

Leia também: Domitila Barros, modelo descoberta na periferia do Recife, estrela campanha internacional

Desde os 13 anos, Domitila atuava como contadora de histórias na ONG criada pela mãe, o Centro de Atendimento a Meninas e Meninos (Camm). Em funcionamento há 35 anos, a ONG atende 60 crianças da periferia, que encontram no local o apoio que precisam para conquistar o futuro que desejam. Ela virou garota-propaganda do projeto e se transformou em uma empreendedora social. Em 2018, criou uma grife de biquínis e joias veganas, produzidas por mulheres da comunidade onde nasceu. 

Domitila tem 37 anos e vive em Berlim, capital da Alemanha, desde 2000, quando viajou para o país europeu para fazer mestrado na Universidade de Berlim, assim que concluiu a graduação em Serviço Social, em Pernambuco. Neste período, ela também se dedicou a projetos sociais, tendo ensinando crianças a ler e escrever e, com sua experiência, desenvolveu um método para realizar o aprendizado da leitura e da escrita em conjunto com teatro e dança. A realização desse trabalho rendeu à Domitila um convite da UNESCO para um evento global das Nações Unidas, nos EUA. Na ocasião, ela recebeu o Prêmio Millennium Dreamer. 

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.