Vigilância Sanitária apreendeu 300 kg de alimentos fora da validade em distribuidora em Maceió (AL)

whatsapp-image-2024-01-03-at-13.54.53.webp

Vigilância encontra alimentos vencidos desde 2022

Uma operação de fiscalização da Vigilância Sanitária apreendeu 300 kg de alimentos fora da validade em uma distribuidora. A apreensão ocorreu nesta quarta-feira (2), as comidas e bebidas que já tinha passado do vencimento estavam sendo vendidas em uma distribuidora no bairro da Levada, Maceió.

Havia alimento fora do prazo de validade há um ano, a fiscalização apreendeu mortadela, presunto, charque e manteiga. Houve também apreensão de garrafas de suco que estavam estragados. Os fiscais alertaram para o risco de consumir produto vencido, há risco de intoxicação alimentar ao consumir esses produtos:

“Produtos inapropriados, com prazos de validade vencidos e estragados podem causar mal à quem consome, isso não pode acontecer, por isso, nosso compromisso é garantir a segurança da saúde do consumidor”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Caixas com potes de manteiga e engradados com garrafas de suco apreendidos na operação – Foto: Vigilância Sanitária de Maceió

Segundo a Vigilância Sanitária, todos os alimentos que foram apreendidos foram encaminhados para ser descartados no aterro sanitário de Maceió. A distribuidora foi autuada e poderá responder processo administrativo, a penalidade pode haver multa inclusa num valor entre R$180 a R$38 mil.

O coordenador da Vigilância Sanitária ressaltou também a importância da população cooperar na fiscalização. Os maceioenses podem ajudar denunciando irregularidades observadas em estabelecimentos que não estejam de acordo com normas sanitárias, os canais de comunicação são:

Telefone: (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Whatsapp: (82) 98752-2000, que funciona 24h por dia

As denúncias são anônimas, e o denunciante tem sigilo garantindo. Com essa forma de atuação, a Vigilância Sanitária espera contar com a colaboração da população para manter a qualidade e a segurança dos alimentos e produtos consumidos em Maceió. Em caso de constatação de irregularidades, a população pode contribuir de forma ativa para a proteção da saúde pública.

Leia mais: Mais de 30 grupos de afoxés desfilam no Pelourinho, em Salvador (BA), nesta sexta (05)

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top