“Uma linha como ‘Blackinho Poderoso’ é sim extremamente importante para que nossas crianças sintam que têm opções, diz psicóloga 

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O lançamento da linha Blackinho Poderoso da J’s, dedicada ao cuidado de cabelos crespos infantis, coloca a autoestima de crianças negras no centro da conversa. E a pesquisa “Crianças Negras e Cabelos Crespos – relações, impactos e aspirações para o futuro”, feita pela empresa em parceria com o Estúdio Nina – empresa de pesquisa e consultoria focada no entendimento do público negro- , confirma isso. 

Dos cuidadores entrevistados, 85% acreditam que a infância é o momento fundamental para as crianças aprenderem a se amar, e amarem seus fios. A psicóloga Letícia Alvarenga, que trabalha com um atendimento focado na população negra, garante que esse momento da vida é determinante para a construção da autoestima.

Mulher negra dando banho em duas meninas negras usando a linha 'Blackinho Poderoso'

“Quando criança somos uma página em branco e as experiências que vivenciamos somadas a forma como nossa família e/ou responsáveis lidam com os desafios que se apresentam são determinantes para a construção das nossas crenças sobre nós mesmos e sobre o mundo sendo assim, se reforçarmos na criança a beleza de seus traços e cabelos naturais e estimularmos a cuidar e a amar seus cabelos auxiliamos na construção de uma autoimagem positiva e uma autoestima saudável”, explica.

A mesma pesquisa mostra que 81% acham que o cabelo é parte fundamental da identidade e da beleza da criança, reforçando a relevância de uma linha completa direcionada para os pequenos crespinhos. Mas ainda sim, os cuidadores negros ouvidos pela pesquisa, também sentem medo, motivados pelas consequências do racismo. 

Dos mais de 400 entrevistados, 44% teme que a criança sinta vergonha de seu cabelo e 39% tem medo que a criança acredite que não será admirada ou aceita com seu cabelo natural. A psicóloga Letícia Alvarenga afirma que isso é possível, a depender das experiências que aquela criança tiver. A especialista diz que a curto prazo, a criança pode ficar triste, confusa e frustrada, e acreditar que existe algo de errado com ela que precisa ser “corrigido”. 

Psicóloga Letícia Alvarenga, que trabalha com atendimento direcionado para a população negra /Foto: Érich Fournier – Divulgação

Mais para frente esses sentimentos influenciam no desenvolvimento dos pequenos, mostrando reflexos na vida adulta. “Essa sensação de inferioridade muitas vezes é reforçada pela falta de referência de pessoas como elas em destaque positivo, por situações de bullying na escola e até mesmo dentro da família em diversas situações, o que faz com que a longo prazo a criança se torne um adolescente e consequentemente um adulto com crenças de desvalor e desamor”, diz a especialista.

Letícia Alvarenga ainda destaca que ter uma linha pensada especialmente para crianças negras crespas é muito importante, tendo em vista que ela considera que a falta de opção, que já foi uma realidade mas não é mais, era “violento e apenas reforçava a ideia de que o cabelo crespo/cacheado é feio e deve ser modificado ou escondido” afetando a percepção da criança quanto a si mesma.

“Na cabeça de uma criança, não ter o mínimo para cuidar dos seus cabelos naturais só faz reforçar a ideia de que é inadequada, por mais que ela não saiba a complexidade disso, ela percebe e sente. Então precisamos mesmo ter ações para modificar isso, e uma linha como ‘Blackinho Poderoso’ é sim extremamente importante para que nossas crianças sintam que têm opções, e que diferente das gerações anteriores, elas tenham a oportunidade de aprender a cuidar dos seus cabelos e consequentemente amá-los”, completa a psicóloga.

Leia também: Linha Blackinho Poderoso chega para cuidar dos cabelos crespos de crianças negras

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

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