Dois baianos estão entre as 100 personalidades negras mais influentes do mundo

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Lívia Vaz e Arthur Igor são baianos e foram indicados como pessoas negras mais influentes do mundo – Foto: Divulgação

O Mipad, que reúne os Mais Influentes de Descendência Africana no mundo divulgou a lista das pessoas negras mais influentes do mundo e, nela, figuram dois baianos: a promotora de justiça, Lívia Maria Sant’Anna Vaz, e o dentista e fundador da Startup AfroSaúde, Arthur Igor Cruz Lima. 

A promotora é indicada na categoria Mentes jurídicas, pelo trabalho desempenhado no combate ao racismo e à intolerância religiosa. Já Arthur Igor é indicado na categoria Saúde e Heróis da Covid-19, pela solução tecnológica de serviços de saúde voltados para a comunidade negra.

Segundo Lívia, estar na lista é um reconhecimento importante pelo trabalho desenvolvido junto ao Ministério Público da Bahia e, de acordo com ela, é mais um incentivo para continuar o enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa. Além disso, a promotora ressalta que é necessária a inclusão de mais pessoas negras nos espaços de poder e tomada de decisões. “Sabemos que essa sub-representação, quase ausência de pessoas negras, de forma mais especial ainda de mulheres negras nesses espaços faz com que as instituições acabem reproduzindo o racismo institucional”, afirmou.

Saúde e pandemia

O dentista Arthur Igor é fundador do AfroSaúde e um dos indicados na categoria Saúde e Heróis da Covid-19. Ele se disse surpreso com a indicação do seu nome. “Eu não esperava. Fiquei realmente surpreso quando recebi o e-mail e super feliz. Primeiro porque é a possibilidade de criar rede e saber o que os outros negros estão fazendo no continente africano e fora dele, no que diz respeito a saúde e também é uma forma de perceber que o que estou fazendo gera impacto positivo”, comemorou.

A Startup

A AfroSaúde é uma Startup voltada para criar soluções tecnológicas em saúde para a população negra, que conecta pacientes a profissionais negros. Além disso, no pico da pandemia em Salvador, a Startup criou um projeto de telemedicina para as periferias soteropolitanas, chamado Telecorona. 

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.