O Mipad, que reúne os Mais Influentes de Descendência Africana no mundo divulgou a lista das pessoas negras mais influentes do mundo e, nela, figuram dois baianos: a promotora de justiça, Lívia Maria Sant’Anna Vaz, e o dentista e fundador da Startup AfroSaúde, Arthur Igor Cruz Lima.
A promotora é indicada na categoria Mentes jurídicas, pelo trabalho desempenhado no combate ao racismo e à intolerância religiosa. Já Arthur Igor é indicado na categoria Saúde e Heróis da Covid-19, pela solução tecnológica de serviços de saúde voltados para a comunidade negra.
Segundo Lívia, estar na lista é um reconhecimento importante pelo trabalho desenvolvido junto ao Ministério Público da Bahia e, de acordo com ela, é mais um incentivo para continuar o enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa. Além disso, a promotora ressalta que é necessária a inclusão de mais pessoas negras nos espaços de poder e tomada de decisões. “Sabemos que essa sub-representação, quase ausência de pessoas negras, de forma mais especial ainda de mulheres negras nesses espaços faz com que as instituições acabem reproduzindo o racismo institucional”, afirmou.
Saúde e pandemia
O dentista Arthur Igor é fundador do AfroSaúde e um dos indicados na categoria Saúde e Heróis da Covid-19. Ele se disse surpreso com a indicação do seu nome. “Eu não esperava. Fiquei realmente surpreso quando recebi o e-mail e super feliz. Primeiro porque é a possibilidade de criar rede e saber o que os outros negros estão fazendo no continente africano e fora dele, no que diz respeito a saúde e também é uma forma de perceber que o que estou fazendo gera impacto positivo”, comemorou.
A Startup
A AfroSaúde é uma Startup voltada para criar soluções tecnológicas em saúde para a população negra, que conecta pacientes a profissionais negros. Além disso, no pico da pandemia em Salvador, a Startup criou um projeto de telemedicina para as periferias soteropolitanas, chamado Telecorona.