Djamila Ribeiro é a convidada de estreia de projeto digital em homenagem ao escritor Lima Barreto 

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A filósofa e escritora Djamila Ribeiro é a primeira convidada de estreia do projeto digital “Espalhe Lima Barreto”, em comemoração ao centenário da morte do jornalista e escritor. Ela vai dar voz a excertos do livro “Clara dos Anjos”, dentro da proposta com personalidades negras declamando trechos da obra do autor. Djamila é uma importante voz contemporânea na luta contra o racismo no Brasil. O livro dela, “Pequeno manual antirracista”, que trata do racismo estrutural arraigado no Brasil, recebeu o Prêmio Jabuti. 

Djamila Ribeiro é a convidada de estreia de projeto em homenagem ao escritor Lima Barreto. Foto: Divulgação

Também dentro do projeto, entre fevereiro e novembro (mês que marca os 100 anos da morte do autor), vídeos inéditos serão lançados no site. Estão previstas exibições de pinturas e ilustrações de artistas diversos inspiradas no escritor e textos completos em formato e-book. 

Leia também: Mano a Mano desta semana recebe Djamila Ribeiro

Newman Costa, Diretor de Audiovisual da Baioque Conteúdo, responsável pelo projeto, explica que o movimento será uma oportunidade de reconhecer a vida e obra de Lima Barreto, mas também de lançar nas redes um conteúdo de impacto social. “Além de ampliar o acesso a um conteúdo cultural riquíssimo, levanta uma provocação para que a sociedade reflita sobre questões como a exclusão social e o racismo. Já temos o exemplo do embranquecimento de Machado de Assis, contra o qual até hoje precisamos lutar, e o pequeno espaço dedicado a Lima dá continuidade ao apagamento da produção negra no Brasil. Para nós, este trabalho é uma homenagem, mas também uma luta”

A iniciativa tem por objetivo destacar o legado do autor por meio de vídeos, artes e textos em formato bilíngue e de livre acesso. Idealizado por Lilia Schwarcz (professora titular da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton), o projeto é uma realização do Brazil LAB (Universidade de Princeton) e da Companhia das Letras, com apoio do Princeton Institute for International and Regional Studies (PIIRS). 

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.