Conheça o Recanto da Tia Maria: restaurante localizado na Cidade Baixa, em Salvador (BA)

284fdf07-6e88-4b05-8082-d0de7744a9bc-1-e1708737379844.jpeg

Por Preto Gourmet

Sabe aquela máxima de quem gosta de viajar em relação às dicas das pessoas locais? Pois é, ela mais uma vez se fez verdadeira com essa experiência no Recanto da Tia Maria, na Cidade Baixa, em Salvador. Conheci Aninha Franco, uma diretora de teatro reconhecida da cidade e ela fez questão de me apresentar e me acompanhar no Recanto da Tia Maria quando conheceu meu trabalho (a valorizaçao de pessoas pretas na Gastronomia). E sim, foi uma experiência maravilhosa. A experiência foi fantástica em função de três dimensões: (i) a comida; (ii) a vista; e (iii) o encanto de Tia Maria.

Tia Maria saiu de Valença, interior da Bahia, aos 18 anos, para ter uma nova vida em Salvador ainda na década de 1960. Muito consciente de sua vida e de sua liberdade, não quis namorar, casar e ficar por lá à época. Aos 80 anos, Tia Maria é uma mulher à frente do seu tempo desde sua juventude; e, com um carinho imenso a ser distribuído por meio de abraços e de sua comida. Quem não se aquietar num abraço dela, bom sujeito não é! É ruim no abraço e doente ele é!

Aquele abraço gostoso que te acolhe /Foto: Preto Gourmet

No caminho para Tia Maria, Aninha Franco insistia: “Baby, será uma das melhores comidas que você já experimentou em Salvador. É divino!” Não era apenas empolgação, realmente a comida da Tia Maria tem um algo a mais: é carinho, cuidado e sabor. Comi pela primeira vez um siri inteiro; experimentei moqueca de polvo com camarão; moqueca de peixe; croquete de bacalhau, peixe frito e camarão encapotado. É comida baiana raiz com muito sabor. Estava tudo muito gostoso, mas me chamou muita atenção o peixe frito: o sabor, a textura e o frescor. Eu não me recordo de ter comido um peixe frito tão gostoso na minha vida. O bolinho de bacalhau também é primoroso.

Vista de onde estávamos sentados no Recanto da Tia Maria /Foto: Preto Gourmet

Para quem não quer perder uns cliques numa viagem ou numa tarde bonita na capital mais alegre do país, pode também se deliciar com o visual da Pedra Furada, na Cidade Baixa (a uns 5 minutos de carro da Igreja do Senhor do Bomfim). É uma praia super tranquila e que você pode encontrar algo inusitado: um osso de baleia na areia. Ao conversar com pescadores e locais para conhecer um pouquinho mais da história do local tive conhecimento sobre essa história. E o osso de baleia continua lá.

O Recanto da Tia Maria não tem conta no Instagram, mas você acha as informações no Google Maps. Se você for, não esqueça de mandar o meu abraço pra Tia Maria e sua equipe, pedir um abraço e falar que leu a matéria no Notícia Preta.

Leia também: Conheça Terroir: Bar de Vinhos em Salvador

Preto Gourmet

Preto Gourmet

Empreendedor Social, criador do Prêmio Gastronomia Preta, criador do conceito Economia Pretagonista, professor de Administração no curso de Gastronomia na UFRJ, doutor em Administração (Eaesp-FGV), autor de 11 livros, pesquisador (com dezenas de artigos científicos) e homem preto que cria rupturas numa gastronomia eurocentrada. É jurado do Edital Entra na Roda da cantora Iza e curador do Camarote Folia Tropical (2023) em Gastronomia e Inclusão Social.

Deixe uma resposta

scroll to top