Os brasileiros estão com tudo no Grammy Latino 2024. A organização do prêmio, a Academia Latina das Artes e Ciências da gravação anunciou nesta terça-feira (17) os indicados, com os brasileiros Xande de Pilares e Anitta concorrendo nas principais categorias do prêmio. São 58 categorias na 25ª edição do Grammy. Outros nomes como Alcione, Iza, e o grupo Os Garotin, também foram alguns dos indicados.
De acordo com a organização, as categorias selecionam as gravações lançadas durante o ano de elegibilidade, no período entre 1° de junho de 2023 a 31 de maio de 2024. Xande de Pilares representará os sambistas do Brasil concorrendo na categoria de melhor Álbum do Ano com pela gravação de “Xande canta Caetano”, e Alcione na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode com “Alcione 50 Anos (Ao Vivo)”.
Já representando o funk, Anitta disputa na categoria Gravação do Ano com o hit “Mil veces”. Na categoria Artista Revelação também estão os brasileiros Cacá Magalhães e o trio Os Garotin. A cantora Iza concorre na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Português com “Afrodhit”, assim como Os Garotin com “Os Garotin De São Gonçalo”, e Melly com “Amaríssima”.
Outros nomes brasileiros também constam entre os indicados, em mais de uma categoria inclusive, como o cantor Jota.Pê que concorre na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira com o projeto “Se o Meu Peito Fosse o Mundo” com o qual concorre também na categoria Melhor Álbum de Engenharia de Gravação, e também em Melhor Canção em Língua Portuguesa com a música “Ouro Marrom”.
O cantor Criolo também é um dos indicados este ano em Melhor Canção em Língua Portuguesa com “Esperança”, e o Aguidavi Do Jêje, Luizinho Do Jêje concorrem na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, levando o ritmo das religiões de matriz africana para a disputa.
Grandes nomes da música brasileira como Djavan e Milton Nascimento também concorrem em mais de uma categoria, disputando com artistas brasileiros mais novos, aumentando a representação nacional no prêmio.
Confira os concorrentes dos brasileiros nas respectivas categorias:
Gravação do Ano
- “Mil veces” — Anitta
- “Monaco” — Bad Bunny
- “Una vida pasada” — Camilo & Carín León
- “Catalina” — Cimafunk & Monsieur Periné
- “Derrumbe” — Jorge Drexler
- “Con dinero y sin dinero” — Fonseca & Grupo Niche
- “Mi ex tenía razón” — Karol G
- “Mambo 23” — Juan Luis Guerra 4.40
- “Tenochtitlán” — Mon Laferte
- “Igual que un ángel” — Kali Uchis & Peso Pluma
Álbum do Ano
- Bolero — Ángela Aguilar
- Cuatro — Camilo
- Xande canta Caetano — Xande de Pilares
- Mañana será bonito (Bichota Season) — Karol G
- García — Kany García
- Radio güira — Juan Luis Guerra 4.40
- Autopoiética — Mon Laferte
- Boca chueca, vol. 1 — Carín León
- Las letras ya no importan — Residente
- Las mujeres ya no lloran — Shakira
Melhor Artista Revelação
- Agris
- Kevin Aguilar
- Darumas
- Nicolle Horbath
- Latin Mafia
- Cacá Magalhães
- Os Garotin
- Iñigo Quintero
- Sofi Saar
- Ela Taubert
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Português
- “Afrodhit” – IZA
- “Super” – Jão
- “Amaríssima” – Melly
- “Os Garotin De São Gonçalo” – Os Garotin
- “Escândalo Íntimo” – Luísa Sonza
Melhor Álbum de Samba/Pagode
- “Alcione 50 Anos (Ao Vivo)” – Alcione
- “Xande Canta Caetano” – Xande De Pilares
- “Iboru” – Marcelo D2
- “Tardezinha Pela Vida Inteira (Ao Vivo)” – Thiaguinho
- “Subúrbio (Ao Vivo)” – Tiee
Leia mais notícias aqui: Dino libera gasto fora da meta fiscal para atuar na crise climática, mas governo deve priorizar equilíbrio das contas