Coletivo faz campanha para financiamento de documentário no Rio de Janeiro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Projeto Herdeiros, que será tema de um documentário dirigido pela cineasta Thais Nepomuceno, está participando de uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar fundos para finalizar as gravações. 

Situado no Morro da Serrinha, o Projeto Herdeiros é coordenado pelo Mestre Flavinho e, segundo ele, “trabalha a auto estima e perspectiva de adolescentes e jovens da Serrinha, utilizando métodos de ensino profissional, e não deixando que a oralidade ancestral deixe de ser utilizada nas frentes de trabalho em que se insere e nos lugares que chega”, afirmou.

Thais Nepomuceno é diretora do documentário – Foto: Till Rimmele

Para a diretora, Thais Nepomuceno, envolver a comunidade foi de extrema relevância para o desenrolar dos trabalhos. “Como eu não sou da Serrinha, conversei muito com o Flávio [Mestre Flavinho] e ele foi me apresentando as pessoas que poderiam trabalhar no documentário. Eu percebi que eles estavam bem articulados no projeto e eu decidi que eles seriam nossos produtores locais”, informou. 

Ainda segundo ela, o documentário tem várias camadas de importância e o primeiro objetivo era mostrar a importância da cultura de Madureira para a história do Rio e para a cultura brasileira. “Esse contato com o Projeto Herdeiros reafirmou a importância cultural de Madureira. Os meninos do Projeto fazem um trabalho social de empoderamento e leva identificação e representatividade para as crianças. Quando eu era criança, só se via negro na TV como escravos, empregados domésticos, etc. Agora eles veem cada vez mais pessoas da comunidade, da sua cultura sendo representadas e ocupar os espaços que não são abertos pra gente”, avaliou. 

Celso Marinho cedeu parte da trilha sonora para o documentário – Foto: Miguel Lemos

O Financiamento

De acordo com a diretora, os valores arrecadados são voltados para o custeio da produção em geral, bem como pagamento dos artistas, e, além disso para o registro de parte das músicas que ainda não estão registradas e direitos de autorais para utilização de imagens de arquivos de projetos como o Jongo da Serrinha. 

O financiamento termina no próximo sábado e a meta é atingir R$ 127 mil e, até o momento, foram arrecadados pouco mais de R$ 6900,00. 

Para contribuir, basta acessar o link abaixo e fazer a doação:
https://www.indiegogo.com/projects/herdeiros-a-film-about-afro-brazilian-traditions#/

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor do Notícia Preta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.