Cia Os Crespos estreia espetáculo “Dois Garotos Que Se Afastaram Demais do Sol”

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O coletivo teatral Cia Os Crespos estreia, no próximo sábado (23) a peça Dois Garotos Que Se Afastaram Demais do Sol, de forma online e gratuita, com transmissão pelo YouTube.

Benny Kid Paret e Emile Griffith no momento da pesagem – Foto: Mariana Ser

O espetáculo te como pano de fundo a disputa pelo título mundial de boxe de 1962, entre os afro caribenhos Benny Kid Paret – encenado pelo ator Rodrigo de Odé – e Emile Griffith, primeiro campeão mundial de boxe a assumir sua bissexualidade – interpretado pelo ator Sidney Santiago Kuanza. No dia anterior à luta, durante a pesagem, o cubano Kid Paret havia proferido várias ofensas em relação à orientação sexual de Griffith, que subiu no ringue transtornado e desferiu uma sequência de golpes em Paret, levando-o ao coma. Paret veio a falecer 10 dias depois e o fato trágico assombrou o campeão até o fim dos seus dias. A obra é baseada na peça “12º Round” do dramaturgo Sérgio Roveri, e faz uma série de pré estreias em outubro e novembro.

A diretora geral do trabalho, Lucelia Sergio, conta que “o texto do Sérgio nos propunha um jogo cênico interessante, a partir das regras de tempo de uma luta de boxe e, além de trazer à tona essa história, sua abordagem na construção das personagens é muito sensível”, afirma. Ainda de acordo com Lucelia, na adaptação para o audiovisual, o roteiro buscou ler a luta hiperdramática preocupada em ressaltar questões enraizadas em uma sociedade racista, machista e homofóbica. “Um filme para falar sobre os fantasmas que surgem nas cabeças torturadas pelas lutas diárias de autodefesa, numa sociedade cheia de mecanismos escravocratas, cujo controle dos corpos, fiscaliza nossos afetos e molda nossos afetamentos”, completou.

Dois Garotos Que Se Afastaram Demais do Sol pode ser assistido no próximo final de semana – Sábado (23) e domingo (24) – no canal da SP Escola de Teatro. Já na próxima semana, dias 30 e 31 de outubro, às 19h30, o espetáculo pode ser visto no canal da Cia Os Crespos, no YouTube.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.