Burkina Faso nomeia governo interino após golpe de Estado de janeiro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Via Reuters

O presidente interino de Burkina Faso, Paul-Henri Damiba, aprovou um novo governo que inclui o mesmo ministro da Defesa que serviu sob o ex-presidente Roch Kabore antes de sua expulsão em um golpe militar, mostrou um decreto oficial no sábado.

O tenente-coronel Paul-Henri Damiba, que liderou o golpe militar de Burkina Faso em janeiro. Foto: Agência Reuters

Damiba foi empossado na quarta-feira como presidente de transição por três anos, depois de liderar um grupo de oficiais para destituir Kabore em janeiro. Eles disseram que foram motivados pela frustração com o aumento da violência por parte dos militantes islâmicos.

Leia também: Burkina Faso: Explosão matou mais de 60 no mercado de mineradores de ouro

O novo governo de 25 ministros inclui o ministro da Defesa, general Barthelemy Simpore, que manteve o cargo que ocupou sob Kabore, de acordo com o decreto.

A nomeação do economista Albert Ouedraogo como primeiro-ministro transitório da nação da África Ocidental foi anunciada na quinta-feira.

O golpe militar de Burkina Faso foi o quarto na África Ocidental em 18 meses, após dois no Mali e um na Guiné, depois de um período de democracia que levantou esperanças de que a região poderia perder sua reputação de “cinturão de golpes” do continente.

As novas autoridades terão que tentar conter a violenta insurgência islâmica que invadiu o território de Burkinabe e drenou escassos recursos nacionais.

Vale lembrar que no mês passado uma pessoa foi detida e uma investigação foi aberta para determinar a causa de uma explosão que matou dezenas de pessoas em um local informal de mineração de ouro em Burkina Faso, disse uma fonte judicial nesta terça-feira. A explosão aconteceu na comuna rural de Gbomblora, na província sudoeste de Poni, e a fonte judicial disse que o número de mortos na terça-feira foi de 63 mortos e 40 feridos.

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.