Em clima de Páscoa, o chocolate faz parte do período. Ovos, bombons, barras fazem parte da cultura dessa data comemorativa, e a cada ano novas receitas aparecem para levar novidades para os consumidores. Mas foi a partir de uma brincadeira na cozinha, que a Chef Gabriela Cabral chegou na ideia que deu forma ao Ovo de Páscoa de brigadeiro de dendê.
Nascida e criada na periferia de Salvador, Bahia, Gabriela explica o sabor do doce. “É muito relativo de acordo com a memória de cada pessoa. Algumas disseram que tem gosto de abará, de acarajé, moqueca…Então eu acho que ele brinca muito com a memória afetiva das pessoas, é uma experiência única para cada um“, conta a jovem empreendedora.
Segundo Gabriela, isso tem a ver com a ação diferenciada do Dendê. “Ele ativa um quinto sabor chamado ‘umami’, que é desconhecido e não muito estudado, falando cientificamente. A nossa língua é dividida em 5 partes: azedo, doce, salgado e amargo, e esse, que está mais ligado aos sabores afetivos e memoriais“, explica.
Dona da “Cozinha Dengo De Vó“, que nasceu em meio a pandemia da Covid-19, a jovem de 25 anos conta que o Ovo de Páscoa de brigadeiro de Dendê, assim como muitas de suas receitas, nasceu da vontade de inovar.
“Essa vontade de fazer um cardápio diferente seria justamente sair desse lugar de sabores tradicionais e muito utilizados. Eu sempre busco nas minhas pesquisas utilizar ingredientes regionais e contar uma história por trás de um prato, criar uma conexão com o que faz sentido dentro de uma cozinha afrodisóporica, que é pensar toda a locomotiva, todo o processo que acompanha o fazer um prato”, relembra a empreendedora.
E assim fez. Gabriela, que trabalha no ramo de alimentação desde 2014 fazendo da “cozinha um instrumento de sobrevivência de um legado ancestral regado à afetividade”, busca usar ingredientes da agricultura familiar por acreditar na proximidade que esses ingredientes promovem, e também na sua qualidade.
Sem muitas revelações, apenas o suficiente para deixar um pouco de água na boca e muita curiosidade, a jovem Chef conta alguns detalhes da produção de sua receita.
“Esse brigadeiro é feito com um azeite de dendê pilado no terreiro de quilombo, que eu sei a origem, a história, quem coloca as mãos nele. Sei todo o ecossistema que gira em torno, então não é qualquer dendê. Então ele entra ali na base principal de qualquer doce que é a gordura já que o azeite de Dendê é uma gordura. Depois também entra o gengibre, que realça todo o sabor, e aí o ingrediente que dá o pulo do gato, que eu não posso revelar, que dá o gosto de Bahia”, explica a jovem.
Inspiração
Gabriela Cabral também é formada em UX (User Experience – que estuda a experiência dos usuários com os produtos e serviços), com pesquisas nas áreas de diversidade, inclusão e racismo dentro de comunidades tradicionais e periferias. Além disso, também cursa Bacharelado em Administração para seguir no universo da gestão de negócios e projetos culturais, como o de sua empresa.
Mas foi por meio de uma pesquisa tanto de mercado, quanto dos sabores presentes na culinária baiana, que a ideia de introduzir um desses ingredientes em suas receitas, surgiu.
“Eu percebi que existia um grande cardápio de confeiteiras daqui de Salvador que faziam ovo de páscoa, mas tudo com pistache, chocolate, com nutella, kinder ovo, isso e aquilo, mas não tinha nada que fosse muito a cara da Bahia. E aí eu pensei: ‘por que não o brigadeiro de dendê?’. E ele foi uma das minhas pesquisas quando eu fazia faculdade de gastronomia, que a gente encontrou dentro da minha pesquisa sobre mulheres negras dentro da cozinha afrodispórica”, conta.
A novidade da jovem que se diz apaixonada por criar novos pratos unindo comidas de axé e comidas do cotidiano baiano, ganhou forma no ano passado, e ainda mais destaque esse ano.
“Eu acredito muito no potencial do brigadeiro e do ovo, pois ele repercutiu bastante. Tem muita gente que começa pela curiosidade, e que depois que prova, repete. Então para quem gosta de dendê, que é um ingrediente muito rico, ele é o suprassumo do prazer”, conta a empreendedora, que diz receber encomendas de diferentes lugares do Brasil.
Leia também: Odoyá: tradicional Festa de Iemanjá em Salvador acontece nesta sexta, no Rio Vermelho