Odoyá: tradicional Festa de Iemanjá em Salvador acontece nesta sexta, no Rio Vermelho

167521033263d9ae5c0969d_1675210332_3x2_rt-scaled.jpg

Nesta sexta-feira (02), Salvador recebe a tradicional Festa de Iemanjá, que acontece no bairro do Rio Vermelho. Sob o tema ‘Odoyá, 101 anos de festa e reverência a Iemanjá’, a festa que já iniciou com a Lavagem de Itapuã nesta quinta-feira (01), com o tradicional cortejo das baianas, continua na capital baiana com a entrega do presente no Dique Tororó.

Na madrugada de sexta, a programação segue com o presente principal saindo do terreiro de Ilê Oxumarê, em direção a Colônia de Pescadores, com a participação do público. A procissão marítima está prevista para começar a partir das 13h, na Praia do Rio Vermelho, mas os féis poderão entregar os balaios até às 16 horas.

Estátua de Iemanjá em Salvador, Bahia /Foto: Divulgação/Cristian Carvalho

Além das atividades tradicionais, este ano a festa vai contar com uma ação de combate ao racismo e à intolerância religiosa, promovida pelo Governo da Bahia. A unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, parte da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades
Tradicionais (Sepromi), vai funcionar das 8h às 16h, na Rua Borges dos Reis, em frente ao SESI Rio Vermelho.

A unidade contará com uma equipe composta por profissionais de serviço social, psicologia e direito, que vão ficar à disposição para atendimento preventivo e acolher denúncias de violação de direitos nas esferas racial e religiosa.

Além disso, alguns fiés pretendem que festa deste ano também tenha um cuidado com a questão ambiental. Como o Pai Rodney, que na cerimônia de oferenda de presentes, que faz parte desta celebração, terá em sua embarcação a junção da tradição com a sustentabilidade, junto aos filhos e filhas do Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá.

A própria prefeitura de Salvador, além de informar a mudança no trânsito da região devido a festa, também orienta o público a usar itens orgânicos e biodegradáveis, para não poluir o mar ao entregar os presentes, não jogar lixo nas praias, como vidro da Alfazema, e respeito ao próximo, assim como a importância de se manter hidratado e usar protetor solar.

Leia também: Dia de Iemanjá do Arpoador, no Rio, reunirá atrações artísticas e religiosas, gratuitamente

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top