Brasil ocupa 89º lugar em ranking mundial de desenvolvimento humano, divulga ONU

pobreza-1.webp

Nesta quarta-feira (13), a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou a lista com o ranking do desenvolvimento humano a nível mundial. A partir dos dados coletados em 2022, a lista atualizada mostra que o Brasil ocupa o número 89 do ranking que possui 191 países, com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,760.

Antes da pandemia da Covid-19, o país ocupava o número 84 do ranking. O IDH medido na lista, vai de 0 a 1, sendo que quanto mais perto de 1, melhor. O índice combina dados de expectativa de vida da população, renda e tempo de escolaridade, por exemplo. Os países que aparecem nas primeiras posições do ranking são Suíça (1º), Noruega (2º) e Islândia (3º).

O IDH combina dados de expectativa de vida da população, renda e tempo de escolaridade, por exemplo /Foto: Agência Brasil

Na lista, o Brasil ficou atrás de países como Chile (44º lugar), Argentina (48º) e Uruguai (52º). Já o IDH Mundial é de 0,739. O relatório anual é publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), desde 1990.

De acordo com a ONU, o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2023/24 “apresenta caminhos para o futuro que se baseiam em reimaginar a cooperação de forma a não presumir interesses ou opiniões divergentes, mas trabalhar com eles para fornecer bens públicos globais – para beneficiar todas as pessoas“. 

Um dos aspectos analisados é a educação em cada um dos países. Os dados mostram que o tempo médio de permanência na escola chegou a 8,2 anos de estudo, entre 2021 e 2022.

Leia também: Fome extrema em Gaza ainda pode ser evitada, segundo a ONU

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top