Nesta quarta-feira (13), a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou a lista com o ranking do desenvolvimento humano a nível mundial. A partir dos dados coletados em 2022, a lista atualizada mostra que o Brasil ocupa o número 89 do ranking que possui 191 países, com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,760.
Antes da pandemia da Covid-19, o país ocupava o número 84 do ranking. O IDH medido na lista, vai de 0 a 1, sendo que quanto mais perto de 1, melhor. O índice combina dados de expectativa de vida da população, renda e tempo de escolaridade, por exemplo. Os países que aparecem nas primeiras posições do ranking são Suíça (1º), Noruega (2º) e Islândia (3º).
Na lista, o Brasil ficou atrás de países como Chile (44º lugar), Argentina (48º) e Uruguai (52º). Já o IDH Mundial é de 0,739. O relatório anual é publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), desde 1990.
De acordo com a ONU, o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2023/24 “apresenta caminhos para o futuro que se baseiam em reimaginar a cooperação de forma a não presumir interesses ou opiniões divergentes, mas trabalhar com eles para fornecer bens públicos globais – para beneficiar todas as pessoas“.
Um dos aspectos analisados é a educação em cada um dos países. Os dados mostram que o tempo médio de permanência na escola chegou a 8,2 anos de estudo, entre 2021 e 2022.
Leia também: Fome extrema em Gaza ainda pode ser evitada, segundo a ONU