Bloco Ilê Aiyê pede a Lula prioridade para a educação da população negra e indígena

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a cidade de Salvador na última quinta-feira (26) para compromissos políticos visando a sua candidatura para a presidência na eleição de 2022. Lula foi à sede do bloco Ilê Aiyê onde recebeu uma carta do presidente da organização Antônio Carlos, conhecido como Vovô do Ilê, pedindo prioridade para a educação e projetos voltados para a comunidade negra e indígena.

A carta também ressalta a importância de ter representantes destes povos em cargos de poder do governo: “Não podemos esperar que os partidos de direita extrema ou reacionária venham reconhecer este fato histórico, entendemos que os partidos de esquerda terão a visão para resolver essa injustiça secular. Precisamos de homens e mulheres negras nas esferas de poder e entendemos que estamos aptos a ocupar setores diversos, não apenas os ligados às questões raciais. Se o poder é bom, nós também queremos poder”, diz a instituição.

O documento ressalta ainda que deve ser reservado parte de recursos para essas ações, “o estabelecimento de um percentual dos recursos do Fundo Nacional de Cultural para serem destinados a projetos de cultura e a arte do povo negro e indígena, priorizando aos que desenvolvem em paralelo trabalhos sociais”, finaliza nota. 

Leia também: “Lula busca as forças ocultas africanas”, diz vereador de BH ao propagar racismo religioso

O ex-presidente está realizando uma caravana pelo nordeste e fica na cidade de Salvador até nesta sexta-feira (27). Além da sede do bloco afro-brasileiro Ilê-Aiyê, Lula visitou outros pontos da cidade como a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a Policlínica de Narandiba, participou de um jantar no Palácio de Ondina que é a residência do governador do estado da Bahia e foi ao Senai/Cimatec, em Camaçari, região metropolitana de Salvador. A maioria dos eventos teve a participação do governador da Bahia Rui Costa (PT) e do senador Jaques Wagner (PT).

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.