Bloco Afro Ilú Oba de Min comemora 15 anos com festa em SP

APOIE O NOTÍCIA PRETA

As alfaias. Os agogôs. Os xequerês e os Djembes do Bloco Afro Ilú Obá de Min voltam a ecoar nos palcos paulistas com o show inédito “Nossas Vozes, Nossos Cantos – Ilú Obá 15 anos”, na próxima quinta-feira (19), às 21h, no Teatro Paulo Eiró. Com entrada gratuita, o show inédito é fruto do disco comemorativo dos 15 anos do bloco.  

Beth Beli – presidenta e mestra do Ilú Obá de Min em cortejo do carnaval de 2020  Foto: Leon Rodrigues

Durante o espetáculo, as manifestações culturais populares afro-brasileiras se apresentam como uma ópera popular de rua, com música, dança e performance. Com participações de Jessica Gaspar, Dani Negra, Samba de Roda Nega Duda e Teatro Solano Trindade, o show mostra a sonoridade dos saberes ancestrais e a potência cênica feminina.

O disco comemorativo que carrega o mesmo nome, “Nossas Vozes, Nossos Cantos – Ilú Obá 15 anos”, marca 15 anos de história do Ilú Obá de Min. Composto por 16 faixas autorais, ele traz canções mais representativas do bloco ao longo da sua trajetória. As músicas trazem referências artísticas que permeiam o trabalho do bloco como o jongo, a ciranda, o maracatu, o ijexá e outras pesquisas como os ritmos malinkês da África do Oeste e o candombe ritmo afro-uruguaio. O disco estará disponível em todas as plataformas digitais em 19 de maio.

Ilú Obá de Min

Ilú Obá de Min é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana, afro-brasileira e a mulher. Ilú Obá de Min significa “Mãos Femininas que tocam para Xangô”. O projeto Bloco Afro Ilú Obá de Min é o mais conhecido da associação. Ao todo, são 17 anos do bloco abrindo o carnaval de São Paulo e por conta da pandemia, a celebração presencial de 15 anos se tornou possível apenas neste momento.

Leia também: Coral quilombola de Minas lança seu primeiro álbum

O bloco tem sua bateria formada exclusivamente por mulheres que saem em cortejo pelas ruas de São Paulo, reverenciado e enaltecendo a cultura afro-brasileira, além de destacar a participação e o protagonismo das mulheres.

 

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.