Barbie brasileira: Dra. Jaqueline Góes, biomédica que ajudou a sequenciar DNA da Covid-19, é homenageada com boneca

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A biomédica brasileira Jaqueline Góes de Jesus, que fez parte da equipe responsável pelo sequenciamento genético do novo coronavírus dos primeiros casos de Covid-19 na América Latina, foi uma das cientistas escolhidas para ser homenageada com a boneca Barbie. Além dela, outras cinco profissionais também foram homenageadas.

Jaqueline tem 31 anos e antes de começar a pesquisa sobre a Covid-19, a biomédica participou da equipe brasileira que sequenciou o genoma do vírus da Zika, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.


Sobre Dra. Jaqueline:

Natural de Salvador, na Bahia, Jaqueline é filha de uma enfermeira e de um engenheiro civil. Atualmente, é pesquisadora bolsista da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em nível de pós-doutorado, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo — Universidade de São Paulo (IMT-USP). Além disso, também desenvolve pesquisas na área de arboviroses.

Jaqueline é cientista graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz — Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ) e Doutora em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia em ampla associação com o IGM-FIOCRUZ.

APOIO-SITE-PICPAY

Thiago Augustto

Um filho negro adotado. Thiago Augustto faz questão de marcar sua existência pela raça e pela oportunidade de viver. Transformou o tabu da adoção num grande motivo de orgulho. É criador de conteúdo e palestrante. Se formou em jornalismo em 2014, desde então, trabalha na TV Globo Recife, atuando como produtor e repórter. No Notícia Preta, é editor e coordena os colaboradores das regiões norte e nordeste. Em 2021, criou o Futuro Black - um banco de talentos e de fontes profissionais pretas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.