Banco abre edital com R$ 800 mil para pesquisa científica na Amazônia

1955mc088.webp

Estão abertas as inscrições para o Edital de Seleção Pública de Pesquisa Científica e Tecnológica 2024, do Banco da Amazônia. A instituição vai disponibilizar R$ 800 mil para impulsionar os projetos selecionados, e as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 29 de fevereiro de 2024, mandando as propostas por e-mail.

A iniciativa busca levar investimentos para projetos que contribuam para o desenvolvimento de conhecimentos, tecnologias e inovações que possam contribuir para qualidade de vida da população na Amazônia.

A prioridade são os projetos que estejam alinhados com a sua atuação na Amazônia Legal. Este é o quarto edital promovido pelo Banco da Amazônia, consolidando o compromisso da instituição em promover a pesquisa e a inovação na região. 

As inscrições são feitas online, mandando o projeto por e-mail /Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

As inscrições podem ser realizadas através do envio das propostas para o e mail: sustentabilidade@basa.com.br

O primeiro edital lançado aconteceu em 2015, contemplando 18 pesquisas no estado do Pará, Amapá, Maranhão, Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre. O segundo edital, em 2018, contemplou todos os estados da Amazônia Legal, com 38 projetos selecionados. O último edital, em 2022, recebeu 109 propostas de 23 instituições, resultando na seleção de 24 projetos após rigorosa avaliação.

O Gerente de Estratégia, Organização e Sustentabilidade do Banco da Amazônia, Anderson Pereira, destaca a importância do Edital de Pesquisa.

O Edital de Pesquisa se enquadra no eixo estratégico pesquisa, inovação e educação, que é o resultado da junção de dois eixos do Programa Nacional de Desenvolvimento da Amazônia, que está alinhada diretamente com a atuação da nossa instituição”, disse ele.

Segundo o gestor, as inscrições disponibilizam oportunidades para promoção de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia voltada para a realidade amazônica. “A iniciativa de cada projeto pode resultar na criação de soluções tecnológicas mais eficientes e adaptadas à realidade da região”, afirmou.

Os interessados precisam ficar atentos ao período de inscrição e requisitos.

Leia também: Ceará forma educadores em curso de pedagogia intercultural indígena

Deixe uma resposta

scroll to top