
Após reclamações das atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues, a TV Globo decidiu afastar temporariamente o diretor artístico Vinícius Coimbra por denúncias de racismo. A decisão da emissora foi oficializada na tarde de terça-feira, 15, em resposta à denúncia de discriminação racial que Vinícius e equipe praticavam nos bastidores da novela “Nos Tempos do Imperador”, escrita pelos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão. As informações são do “Notícias da TV”.

Tanto Ricardo Waddington quanto José Luiz Villamarim foram avisados sobre as queixas das três atrizes e disseram a elas e seus representantes que tomariam providências. Com o passar dos meses e sem nenhuma mudança de comportamento da direção e da produção da novela, Cinnara, Dani e Roberta fizeram uma queixa formal ao setor de compliance da Globo.
Leia também: Escritora Cristiane Sobral é alvo de racismo e ameaças
Na queixa, as atrizes falaram sobre o episódio em que a trama vacilou ao retratar o “racismo reverso” envolvendo Samuel (Michel Gomes) e Pilar (Gabriela Medvedovski). A cena causou um pedido de desculpas da autora Thereza Falcão, e Vinícius insistia para que elas e outros atores negros defendessem a novela em entrevista e em redes sociais. As atrizes alegaram também que o diretor e a equipe separavam as pessoas entre elenco branco e elenco negro, além de haver segregação nos camarins destinado aos atores.
Orientadas por um corpo jurídico, as três atrizes de Nos Tempos do Imperador esperam o fim da investigação interna para decidirem se vão processar a emissora e Vinícius na Justiça comum. Por causa do ocorrido, Cinnara, Dani e Roberta estão fazendo tratamento psicológico. O diretor Vinicius Coimbra, que estava à frente da próxima novela das seis, Mar do Sertão, foi substituído por Allan Fiterman, que dirigiu Quanto Mais Vida, Melhor!. Já a TV Globo disse em comunicado que não comenta questões relacionadas a compliance em razão do “compromisso de sigilo previsto no Código de Ética”.

4 Comments
"É uma estrutura", afirma fonte interna sobre casos de racismo na Globo
(18/02/2022 - 12:00)[…] Leia também: Atrizes denunciam racismo e diretor da TV Globo é afastado […]
“Uso a arte para resistir ao preconceito”, afirma Jennifer Nascimento
(09/03/2022 - 16:00)[…] Leia também: Atrizes denunciam racismo e diretor da TV Globo é afastado […]
“Silenciar não é opção”, desabafa Cinnara Leal sobre racismo
(25/04/2022 - 10:00)[…] Leia também: Atrizes denunciam racismo e diretor da TV Globo é afastadoApós as acusações de racismo, o diretor Vinicius Coimbra foi demitido da Globo. Ele estaria à frente da próxima novela das seis da Globo, Mar do Sertão, e será substituído por Allan Fiterman, de Quanto Mais Vida, Melhor!. Na ocasião da divulgação do fato, uma fonte da TV Globo afirmou ao Notícia Preta que, além do diretor artístico, Vinícius Coimbra, outras pessoas também já tiveram atitudes racistas com artistas negros, principalmente as mulheres. “[os casos] Não envolvem apenas uma pessoa, mas uma estrutura. Conclamamos o apoio de todos os movimentos negros, bem como de todas as pessoas brancas antirracistas, para promover uma mudança necessária e urgente”, afirmou. […]
“Silenciar não é opção”, desabafa Cinnara Leal sobre racismo – #afrocentrados
(25/04/2022 - 15:47)[…] Leia também: Atrizes denunciam racismo e diretor da TV Globo é afastadoApós as acusações de racismo, o diretor Vinicius Coimbra foi demitido da Globo. Ele estaria à frente da próxima novela das seis da Globo, Mar do Sertão, e será substituído por Allan Fiterman, de Quanto Mais Vida, Melhor!. Na ocasião da divulgação do fato, uma fonte da TV Globo afirmou ao Notícia Preta que, além do diretor artístico, Vinícius Coimbra, outras pessoas também já tiveram atitudes racistas com artistas negros, principalmente as mulheres. “[os casos] Não envolvem apenas uma pessoa, mas uma estrutura. Conclamamos o apoio de todos os movimentos negros, bem como de todas as pessoas brancas antirracistas, para promover uma mudança necessária e urgente”, afirmou. […]