Ator Joaquin Phoenix critica falta de negros nas premiações: “Temos que entender o racismo estrutural”

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O ator Joaquin Phoenix ganhou o BAFTA – prêmio concedido pela academia britânica de cinema – por sua atuação no longa Coringa, mas o que roubou a cena na noite do último sábado (01) em Londres foi seu discurso. Diante de uma plateia de majoritariamente branca, Phoenix criticou a falta de negros nas premiações.

No discurso, ele mostrou consciência do que é preciso fazer para ser antirracista. nas palavras do próprio ator, “as pessoas que criaram, perpetuaram e se beneficiaram desse sistema de opressão são obrigadas a acabar com ele. E essas pessoas somos nós”.


Confira na íntegra:

“Me sinto muito honrado e privilegiado por estar aqui. O BAFTA sempre apoiou muito a minha carreira, e eu sou muito grato por isso. Mas preciso dizer que também me sinto incomodado, porque muitos companheiros meus não têm o mesmo privilégio. Acho que mandamos uma mensagem muito clara às pessoas de cor: “vocês não são bem-vindos aqui”. É uma mensagem que estamos mandando a pessoas que contribuíram muito para nossa mídia, nossa indústria, e nos beneficiamos disso. Não acho que ninguém queira tratamento diferenciado, que é o que nós damos a nós mesmos todos os anos. Acho que as pessoas só querem ser reconhecidas e respeitadas pelo trabalho delas. Eu não estou apenas apontando o dedo, até porque eu também sou parte do problema. Eu não fiz tudo que estava ao meu alcance para garantir que os filmes em que trabalhei fossem inclusivos. Mas é mais do que ter apenas senso multicultura. Nós temos que realmente fazer o trabalho duro de entender o racismo estrutural. Acho  as pessoas que criaram, perpetuaram e se beneficiaram desse sistema de opressão são obrigadas a acabar com ele. E essas pessoas somos nós”.

No BAFTA de 2020, há apenas cinco negros entre mais de 160 profissionais indicados.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

  • Ninguém conseguirá comentar esse texto, pq tudo que se falar será nulo, pela profundidade das palavras do Joaquin, querendo apenas trancreva o q ele disse, será melhor! Sensacional! Uau! Irretocável!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.