A nova-iorquina Rhianna Jones criou uma petição online para pedir que Unicode (a organização que define e distribui os emojis), Facebook e Apple adote um emoji com cabelo afro.
Para a americana os emojis são uma linguagem universal e por este motivo eles precisam refletir “nosso cabelo e nossa identidade cultural”. Atualmente existem cerca de 3 mil emojis e embora os que representam pessoas tenham a opção de pele negra, os cabelos são lisos ou ondulados (nem sempre disponível).
“O cabelo afro tem sido considerado por muito tempo fora dos padrões de beleza universais, o que leva você a ver atores e jornalistas alegando que seu cabelo natural não é profissional ou crianças sendo mandadas para casa da escola por causa dos seus penteados. Devemos celebrar a riqueza cultural e histórica de nossas raízes, na tela e na vida real! A adição do Afro Hair Emoji ajudaria a diversificar a representação cultural e a fornecer uma experiência mais inclusiva para os usuários”, explicou Rhianna
A petição, criada no último dia 31, sugere um desenho da designer Kerrilyn Gibson. Até o dia 01 de abril, mais de 22 mil pessoas haviam assinado. Para apoiar a causa nas redes sociais foi criada a #afrohairmatters.