Na semana da Consciência Negra, jornalistas negras goianas lançam projeto antirracista

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O guia Tela Preta, premiado no concurso SaferLab, auxilia professores na discussão racial em sala de aula. 

Na semana da Consciência Negra, o Coletivo Adélias lançará oficialmente o Tela Preta, projeto premiado por concurso apoiado pelo Google, em Goiânia. Em seu site oficial, o grupo explica que o projeto foi “elaborado para ser um material de apoio para professores, o guia é uma curadoria de vídeos que fortalece o ensino de história e cultura afro-brasileira ao ser usado em planos de aula”. O lançamento será feito em duas etapas, a primeira em um seminário e a segunda em uma roda de conversa. Após o lançamento, o guia será disponibilizado nas plataformas online.

Capa do Guia Tela Preta que será lançado nesta segunda (18)

O Tela Preta foi realizado a partir de premiação no concurso nacional SaferLab – desenvolvido pela ONG Safernet Brasil, em parceria com Unicef e Google.org. As jornalistas Ana Amélia Ribeiro, Caroline Brandão, Janaína de Oliveira e Narelly Batista fizeram parte do projeto. Juntas, elas compõem o Coletivo Adélias, que tem como objetivo incentivar redes de colaboração entre pessoas negras. “Nosso desejo é que o Tela Preta esteja no dia a dia de professores que têm boas ideias, mas não possuem material suficiente para discutir questões raciais em sala de aula”, conta Janaína de Oliveira.

Lançamento
No dia 18 de novembro, às 15h, ocorre o “Seminário Contra o Discurso de Ódio e o Racismo”, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O evento tem como convidados os professores das escolas públicas e privadas de Goiás. Durante o seminário, o Coletivo Adélias fará uma apresentação do guia Tela Preta e promoverá o debate sobre racismo entre os educadores, estudantes, especialistas e parlamentares presentes. 

As quatro jornalistas do Coletivo Adélias, de Goiânia – Foto: Divulgação/Adélias

Na quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o Adélias promove uma roda de conversa antirracista, aberta para quem tiver interesse sobre a discussão. No evento, também será lançado o guia Tela Preta para a sociedade, com disponibilização em plataformas digitais. Além da roda de conversa, o evento vai contar com apresentações culturais e exposições artísticas. As atividades vão ocorrer no Coletivo Aruá, que fica no Setor Leste Universitário.

Tela Preta

O Tela Preta é um guia para abordar questões raciais no ambiente escolar, reforçando a Lei 10.639, que instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira no ensino médio e fundamental de escolas públicas e privadas. No guia, professores dos mais diversos níveis de ensino acessam vídeos de Youtubers que podem ser utilizados como material de apoio em planos de aula. O conteúdo é organizado em quatro grandes temas de debate e segue como critério as diretrizes e conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) para a educação escolar no Brasil. O Tela Preta também possui um glossário, um jogo de cartas e uma sugestão de atividade. O projeto foi realizado a partir de bolsa conquistada no Saferlab, laboratório de contra narrativas ao discurso de ódio na internet.

Eventos de lançamento

Serviço:

Seminário Contra o Discurso de Ódio e o Racismo

Data: 18/11

Horário: 15h

Entrada gratuita

Local: Assembleia Legislativa de Goiás – Alameda dos Buritis, 231 – St. Oeste, Goiânia – GO

Serviço:

Roda de conversa – lançamento do projeto Tela Preta

Data: 20/11

Horário: 19h

Entrada gratuita

Local: Coletivo Aruá – R. 237, 439 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO

APOIO-SITE-PICPAY

Gabriella Reis

Jornalista, escritora e web-redatora. "Se ninguém te escuta, escreva!"

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.