‘A Fazenda 12’:Jojo manda Biel estudar após paulista falar em racismo reverso

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Na madrugada desta quarta-feira(04), após a formação de roça de ‘A Fazenda 12’, Biel defendeu, em uma discussão com Jojo Todynho, a existência do racismo reverso.

Durante a votação a carioca disse ter votado em iel por não ter identificação com ele e por não ter gostado de uma fala do peão durante uma festa, quando, segundo a peoa, ele disse que a cantora não gostava dele por ele “ser branco”. Jojo Todynho explicou, ao vivo, que racismo reverso não existe.

“Racismo não é só do branco para o negro”, disse o paulista. Jojo imediatamente respondeu: “Você precisa estudar, Gabriel. Não está sabendo das coisas”.

Racismo reverso não existe. É preciso diferenciar racismo de preconceito. O primeiro acontece quando há um conjunto de fatores sociais e econômicos que excluem um grupo étnico/racial da sociedade de maneira contínua. No Brasil, não há uma estrutura social que exclua brancos, por isso racismo reverso não existe.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.