Na madrugada desta terça-feira (31), o jornalista e consultor de imagem Rodrigo Branco publicou um vídeo em suas redes sociais se desculpando pelos comentários racistas que fez durante uma live com a DJ Ju de Paulla, na tarde desta segunda-feira (30). Os dois conversavam sobre Big Brother Brasil quando o jornalista resolveu “opinar” sobre a participante Thelma. “Gente posso falar uma coisa? Torcer pela Thelma é racismo. Todo mundo tá(sic) votando nela por que ela é negra coitada.” Após algumas justificativas de Ju a favor da participante, Branco ainda assim continuou. “Semana passada ela ganhou uma provinha e ficou se achando e humilhou todo mundo”.
No dia seguinte, o jornalista tentou justificar suas declarações racistas: “Sei que desculpa não corrige o erro, mas é o mínimo. Já pedi a Ju de Paulla e repasso a todos meu pedido de desculpa incluindo a Thelma e Maju”. Ele continuou se justificando dizendo “que iria falar uma coisa e acabou falando outra” e admitiu o que fez. “Fui totalmente racista”, finalizou Rodrigo sem pedir desculpas a Thelma e Maju.
Durante a live, assunto mulheres negras continuou e em meio a risadas, o jornalista deu um outro exemplo de como ser racista. “É a mesma coisa a Maju Coutinho. Ela é péssima, horrível, fala tudo errado. Ela só tá lá (Jornal Hoje) por causa da cor. Ela não tem uma carreira, ela nunca foi uma repórter de campo. Eu, como diretor de programa maravilhoso, vou te falar, ela lê o teleprompter errado”, disse Rodrigo se referindo ao equipamento de vídeo que exibe o texto para o apresentador.
O caso gerou repercussão nas redes sociais e revoltou personalidades como o jornalista Ad Junior, o comediante Yuri Marçal e até a própria Ju de Paulla. “Eu fiquei sem acreditar no que estava ouvindo. Fiz uma live para tentar relaxar com os meus seguidores e o racismo se apresentou exatamente do jeito que ele faz, sem pedir licença. Eu até tentei explicar para o Rodrigo e para os seguidores o quão racista é aquela fala dele, mas ele me interrompeu em todas as vezes”, disse Ju. A DJ afirma que ficou sem reação na hora e que após a live conversou com seus seguidores. “Ele estava totalmente errado e obviamente não compactuo com nada do que foi dito sobre Thelma e Maju,” finaliza Ju de Paulla.
Para quem não conhece, Rodrigo é o queridinho das celebridades nos Estados Unidos. Ele é conhecido como “Prefeito de Orlando” e é o principal guia dos famosos por lá. Ele leva famosos como Ivete Sangalo e Sabrina Sato, para temporadas de luxo nos Estados Unidos e assim divulgar marcas através de posts nas redes sociais. Por muitos anos, Rodrigo Branco atuou como diretor de programas apresentados por Adriane Galisteu e Luiz Bacci.
SOBRE #RACISMO: Importante ter pensadoras intelectuais corajosas, competentes e conscientes e compromissadas com a evolução social desse país, para nos tirar das trevas do atraso, pondo luz de racionalidade concreto, como Djalmila Ribeiro, Carla Akotirene e outros e outras, para traduzir práticas irracionais, ilogicas, oportunistas , do atraso… racistas milenares… entendendo-as e identificando-as poderemos destruí-las e não mais; reforça-las, defende-las ou reproduzi-las e sim, destrui-las. E destruir a sindrome de Lynch que fez do racismo um crime perfeito. Que nos deshumanizou, inferiorizou, explorou, invizibilizou e nos genocidou. E eventualmente como aves de rapinas destruiu esse território, tornado-o na terra arrasada que é hoje, pois o privilégio branco elegeu e deu poder para as pessoas tomarem as piores decisões(socio-politicas-economicas) cujo o resultado e o Brasil como essa terra arrasada com os piores índices (socio-economicos) no mundo. Nos apoiando, nos representando, nos consumindo e nos defendendo, destruíremos o atraso social do privilégio incompetente do racismo e dos racistas. NUMCA NEGOCIE COM AS FORMAS DE OPRESSÃO!
#majucoutinho #protagonismonegro #protagonismonegra
simplesmente MARAVILHOSA,perfeitas suas colocações,precisamos realmente de negros e negras conscientes para juntos exterminarmos essa desvalorização cultural que teve início no período de colonização e nos assombra até os dias atuais,culpa dos hipócritas que tentaram implantar a branquitude em nossa população preta.Mas seguiremos aguerridas no combate contra o racismo.
#FIMDO GENOCIDIO DO NEGRO,#EMPODERAMENTO DA MULHER PRETA,#MAJUCOUTINHO
Espero 19 anos resposta da justiça..
Mulher…negra..Brasil.. racismoinstitucionalizado.