Pinacoteca de SP apresentará o projeto “Enciclopédia Negra”

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Entre os dias 1º de maio e 8 de novembro, a Pinacoteca de São Paulo, irá realizar a exposição do projeto “Enciclopédia Negra”, organizado por Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz. Contendo 300 verbetes com 100 retratos de personalidades negras do Brasil, produzidos por 35 artistas negros, o projeto já está em andamento com o livro Enciclopédia negra, lançado em março pela Companhia das Letras e contendo 416 verbetes bibliográficos apresentando a vida de mais de 550 personalidades negras. “São personalidades – muitas delas invisibilizadas pela historiografia nacional – das mais variadas profissões, de diferentes faixas etárias, de todas as regiões do país, e de diversos credos e posições hierárquicas no conjunto das relações de poder econômico, social e político em que estiveram inseridas”, publicou a Companhia das Letras em sua rede social.

Leia também: Livro recupera protagonismo de pessoas negras pouco conhecidas da História.

O livro apresenta o período da escravidão e do pós-abolição, com o objetivo de restabelecer o protagonismo negro na história. A enciclopédia contém desde escravizados, mães lutando para conseguir sua alforria, revolucionários, ativistas e profissionais de diversas áreas. Personalidades que, devido a forma como a história do Brasil é contada, foram apagadas dessa história.

A mostra contará com 100 retratos dessas personalidades negras, produzidos por 36 artistas negros e terá colaboração da Companhia das Letras, que produziu o livro com apoio do Instituto Ibirapitanga. Além de estarem previstas outras ações, tendo parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a Preta Portê Filmes e o Instituto Soma Cidadania Criativa. Os retratos produzidos pelos artistas farão parte da coleção da Pinacoteca de São Paulo, criando o que, segundo ela, é uma importante intervenção no que diz respeito à busca por maior representatividade de artistas afrodescendentes no museu.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.