Quatro estudantes da UERJ, unidade Baixada Fluminense, apresentarão nesta quarta-feira, dia 7, na FEBF, Duque de Caxias, e na quinta-feira, 8 de agosto, no auditório da Reitoria, na UERJ Maracanã, térreo, os trabalhos selecionados e exibidos na Inglaterra este ano. O evento, protagonizado por Jaqueline Francisca Belmiro Gomes, Lohane Cristina de Castro Dantas, Maria Clara Moreira dos Santos, Laudiléa Aparecida de Lourdes Laudino e Teresa Cristina Santos Balbino objetivam a devolutiva, no meio acadêmico, quando estudantes justificam para a sociedade o motivo de uma viagem de estudos.
As conferências WLE acontecem desde 2007, são bianuais, e apresentam o status das mulheres que atuam na educação básica, superior e não formal. O grupo WLE reúne pesquisadoras das Américas, África, Ásia, Europa, que compartilham os desafios para o exercício da igualdade de gênero e justiça social.
Como membro, desde 2007, a docente da UERJ-FEBF Rosangela Malachias foi coordenadora em 2017 da 6th WLE no Brasil, em Duque de Caxias, RJ: “Eu precisei insistir muito para que as/os estudantes participassem com trabalhos de pesquisa. Elas/es não se viam como conferencistas e pesquisadoras/es. Felizmente um grupo de estudantes participou e eu continuei cobrando o aprofundamento dos temas apresentados no Brasil para inscrição na 7th WLE, em Nottingham”, explica a professora.
Ela conta ainda que as meninas somente acreditaram na qualidade de seus temas quando o aceite chegou em janeiro deste ano: “Com mobilização conseguimos apoios da UERJ, da University of Nottingham e da Comunidade FEBF. De 7 a 11 de julho passado, os trabalhos sobre Educadoras da Baixada Fluminense foram apresentados. As estudantes venceram a baixa autoestima e mostraram a sua competência e conhecimento na 7th WLE”.
Serviço:
Dia 07 de agosto
FEBF, UERJ em Caxias
Rua General Manoel Rabelo s/n, São Luís
Horário: 10h30 às 13h e 18h30 às 21h
08 de agosto
UERJ Maracanã, auditório da Reitoria, no térreo
Rua São Francisco Xavier 524
Horário: 14h as 17h30.