Deputados estaduais e federais e senadores, tomam posse nesta quarta-feira (1º). Eles foram eleitos em outubro de 2022 e a posse será em assembleias legislativas e no Congresso Nacional. Desses parlamentares, 18 são LGBTQIA+, como aponta um levantamento da ONG VoteLGBT, que monitora e mapeia candidaturas dessa população em todo o país. Desse total, 14 são negros.
É a primeira vez na história do país que duas deputadas federais trans vão assumir os mandatos: Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP). Além delas, fazem parte da bancada LGBTQIA+, Dandara (PT-MG), que é bissexual, e Daiana Santos (PCdoB-RS), lésbica.
Dos 18 eleitos, a maioria é mulher e somente dois são homens. E todos são filiados a partidos de centro, centro esquerda e esquerda. Em cada região do país, haverá pelo menos um parlamentar LGBTQIA+.
Bancada Marielle
Além da posse de 18 parlamentares LGBTQIAP+, dia 1º de fevereiro será marcado pelo início da chamada “Bancada Marielle”. O momento será de apresentação das candidaturas comprometidas com a Agenda Marielle Franco 2022, em todas as regiões do país. Esses mandatos assumiram o compromisso com a luta antirracista, feminista, LGBTQIA+ e popular, inspiradas no legado da socióloga, ativista e vereadora carioca, assassinada em março de 2018.
A Agenda foi criada em 2020, e já nas eleições municipais colheu 762 assinaturas de todos os Estados brasileiros, das quais 81 foram eleitas, sendo 46 de mulheres negras. Desta vez, foram eleitas 32 mulheres negras cis e trans, e mulheres trans, de todas as regiões do país, em 12 Estados, que estarão como porta-vozes da Bancada Marielle no Congresso e Assembleias Legislativas. Outras 86 suplentes das 145 candidaturas também estão envolvidas enquanto agentes de transformação social.
Além disso, o Instituto Marielle Franco pretende expandir o número de inscrições para que mais deputadas e deputados se comprometam com a Agenda. Além de integrarem a “Bancada Marielle”, os parlamentares também vão ter apoio e monitoramento do Instituto Marielle Franco para seu trabalho legislativo.
Leia também: Desmatamento por garimpo cresceu 309% em Terra Yanomami, afirma Associação
O objetivo da bancada é seguir o legado político de Marielle e para o ano de 2023, é seguir com as pautas importantes para a população brasileira. De acordo com levantamento feito pela agência Diadorim, com base no levantamento da ONG VoteLGBT e dados do Tribunal Superior Eleitoral, confira a lista abaixo dos parlamentares:
- Bella Gonçalves (PSOL-MG) – Dep. Estadual
- Daiana Santos (PCdoB-RS) – Dep. Federal
- Dandara (PT-MG) – Dep. Federal
- Dani Balbi (PCdoB-RJ) – Dep. Estadual
- Dani Monteiro (PSOL-RJ) – Dep. Estadual
- Duda Salabert (PDT-MG) – Dep. Federal
- Ediane Maria (PSOL-SP) – Dep. Estadual
- Erika Hilton (PSOL-SP) – Dep. Federal
- Fábio Felix (PSOL-DF) – Dep. Estadual
- Guilherme Cortez (PSOL-SP) – Dep. Estadual
- Leci Brandão (PCdoB-SP) – Dep. Estadual
- Linda Brasil (PSOL-SE) – Dep. Estadual
- Michelle Melo (PDT-A C) – Dep. Estadual
- Letícia Chagas (PSOL-SP) – Dep. Estadual
- Carolina Iara (PSOL-SP)- Dep. Estadual
- Rosa Amorim (PT-PE)- Dep. Estadual
- Thainara Faria (PT-SP) – Dep. Estadual
- Verônica Lima (PT-RJ) – Dep. Estadual
0 Replies to “Parlamentares LGBTQIA+ e “Bancada Marielle” tomam posse nessa quarta-feira (1º)”