Depois de dizer que queria mulheres negras em sua equipe, mas não encontrou qualificadas, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou o secretariado na tarde desta quarta-feira (11), com cinco pessoas, sendo duas mulheres, mas nenhuma negra.
Como justificativa para a falta de negros na equipe, Tebet disse que “gostaria muito como secretária-executiva-adjunta pudesse estar conosco a figura da economia Vilma Pinto. O problema é que ela tem mandato pela IFI”, disse em entrevista coletiva.
Vilma é uma mulher negra, professora e economista diretora da Instituição Fiscal Independente, vinculada ao Senado. “Nós tivemos longas conversas a respeito e chegamos à conclusão conjunta que, por mais experiente e importante que ela seria nesse conjunto conosco, ela está cumprindo papel muito relevante no Senado. E, no popular né, não dá pra vestir um santo desvestindo o outro”, completa Tebet.
Segundo segundo ela, eventuais secretários e diretores pretos e pardos “vão vir primeiro pela sua capacidade pessoal e experiência profissional”.
Entenda
Na última semana, Simone Tebet disse que gostaria de ter mulheres negras em sua equipe, mas não havia encontrado nenhuma qualificada para assumir cargos no Ministério. Imediatamente, várias pessoas nas redes sociais questionaram a fala da titular da pasta.
A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o grupo Elas no Orçamento enviaram listas de mulheres negras que atuam com finanças públicas para a nova Ministra do Planejamento. Anielle Franco disse ainda que estuda criar um banco com currículos de pessoas pretas que possa ser consultado pelos gestores para preencher vagas nos ministérios do governo Lula.
“Eu já apresentei para ela [Simone Tebet] algumas ideias e a gente vai falar mais adiante, eu não posso falar ainda, mas uma delas, por exemplo, que foi ideia do nosso ministério, é a gente ter inclusive um banco de pessoas, currículos, público mesmo, em ligação com ministérios transversais, para que a gente possa vir a preencher todas essas vagas“, disse a Ministra de Igualdade Racial.
0 Replies to “Sem nenhuma pessoa negra, Simone Tebet anuncia secretariado do seu Ministério”