Anielle Franco entrega lista de mulheres pretas a Tebet após ministra citar ‘dificuldade’ para contratá-las

anielle-franco-marcelo-camargo-ebc-2.jpeg

Nesta quinta-feira (05), logo após a cerimônia de posse de Simone Tebet (MDB-MS) para o Ministério do Planejamento, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse já ter apresentado algumas ideias à sua colega de governo para a contratação de mulheres negras.

A ministra da Igualdade Racial entregou a Tebet uma lista de currículos de mulheres pretas e pardas com experiência nas áreas de orçamento e gestão. A lista veio do movimento Elas no Orçamento – que, desde o ano passado, reúne currículos de mulheres de todo o país com atuação e especialização nesses setores.

Anielle disse ainda que estuda criar um banco com currículos de pessoas pretas que possa ser consultado pelos gestores para preencher vagas nos ministérios do governo Lula.

Eu já apresentei para ela [Simone Tebet] algumas ideias e a gente vai falar mais adiante, eu não posso falar ainda, mas uma delas, por exemplo, que foi ideia do nosso ministério, é a gente ter inclusive um banco de pessoas, currículos, público mesmo, em ligação com ministérios transversais, para que a gente possa vir a preencher todas essas vagas“, disse a Ministra de Igualdade Racial.

A proposta de Anielle Franco veio um dia após a ministra do planejamento dizer ter dificuldade para encontrar mulheres negras para ocupar cargos em seu ministério.

Anielle Franco estuda criar um banco com currículos de pessoas pretas

Acho que a gente tem que prezar acima de tudo pela diversidade. Estou indo para uma pasta que hoje ainda é extremamente masculina. Quero não só ter mulheres, mas mulheres pretas. E a gente sabe, lamentavelmente, que mulheres pretas normalmente são arrimo de família. Trazer de fora de Brasília é muito difícil“, disse Tebet.

Anielle teve uma fala na cerimônia de posse de Tebet e reforçou que trabalharão juntas:

Desejo muita sorte à ministra Simone Tebet, e tenho certeza que a gente fará um trabalho de referência juntas. Pensando na inclusão de mulheres, negros, negras, pobres no orçamento público“, disse Anielle.

“Subo aqui também para dizer que já me coloquei à disposição da ministra, e trabalharemos juntas em estratégias que ampliem diversidade na composição dos ministérios. E que seguiremos trabalhando para evidenciar os talentos que o Brasil do futuro produz todos os dias. Eles precisam, elas precisam estar do nosso lado”, pontuou.

0 Replies to “Anielle Franco entrega lista de mulheres pretas a Tebet após ministra citar ‘dificuldade’ para contratá-las”

Deixe uma resposta

scroll to top