Diversidade e inclusão é ter uma mulher negra na liderança da sua equipe

african-american-business-woman-by-the-window-1-scaled-1.jpg

African american business woman by the window

Por Iane Pessoa*

Quantas mulheres negras você conhece que estão numa posição de liderança ou gerência na sua empresa? Começo com este questionamento, pois diante do avanço das pautas de Diversidade e Inclusão no mercado de trabalho, a participação de mulheres negras ainda é baixa e são poucas as iniciativas que buscam desenvolver e acelerar estas carreiras.

Foto: E eu não sou uma mulher? O racismo no mercado de trabalho

Assim, quando falamos que as mulheres avançam no mundo corporativo e avançam cada vez mais em suas carreiras, estamos falando de uma mulher universal que apenas contempla mulheres brancas, urbanas, cisgêneros e com poder aquisitivo. Destaco que a maioria destas iniciativas que aceleram mulheres nos cargos de gerência, também são uma ferramenta para consolidar a supremacia branca em espaços de poder.

Mas onde está a mulher negra na sua empresa? Em maioria, estarão em posições de serviços, como mulheres da limpeza, cozinheiras, recepcionistas ou em baixas posições dentro da hierarquia, como estagiárias, aprendizes ou analistas. E neste convite para “mulheres no poder”, em que os times de D&I recrutam em seus processos seletivos, não alcança mulheres negras, periféricas, travestis e com deficiência, pois ainda existem vieses inconscientes e discriminatórios que impedem que essas mulheres sejam consideradas para as vagas.

Para começar a mudar esta realidade é preciso se incomodar, verdadeiramente. É preciso questionar o tempo todo por que mulheres negras não estão em posições de liderança, ou por que ganham menos comparado a mulheres e homens brancos, ou por que não se contrataram mulheres negras nos últimos meses ou por que não havia nenhuma mulher negra para ser entrevistada, durante os processos seletivos?

O incômodo é a força da mudança que traz, além de diversidade e inclusão, mas também inovação para dentro da sua empresa. Como maior grupo populacional do país, as mulheres negras são múltiplas e trazem em suas vivências empatia, resiliência, escuta ativa, empoderamento, senso de dono; algo que uma faculdade elitista ou um intercâmbio de idiomas não ensina. Se a sua empresa quer apostar em Diversidade e Inclusão, é preciso entender que quando a mulher negra se movimenta, toda a sociedade se movimenta com ela.

*Ianne Pessoa é especialista em D&I da Condurú Consultoria, ativista social, defensora dos Direitos Humanos e graduada em Serviço Social.

0 Replies to “Diversidade e inclusão é ter uma mulher negra na liderança da sua equipe”

Deixe uma resposta

scroll to top