A creche Recreação Infantil Estrelinha, localizada na área 5 do Complexo do Alemão, ganha mural de grafite para exaltar mulheres importantes da comunidade. O evento de inauguração do mural será realizado neste sábado (02) e contará com a presença de cinco grafiteiras negras.
As artistas Vanessa Silip, Roberta Holiday, Larissa Brasil, Thaysa Di Quebrada, Nane, Maya, Patrícia Santos, Silvana Si e Bea Simões são as responsáveis pelo mural na escolinha que atende, atualmente, 150 crianças, de 0 a 8 anos, em situação de vulnerabilidade social no Complexo.
A coordenadora pedagógica da instituição, Rosangela Marinho, avalia esta ação como uma possibilidade de restabelecer a liberdade e proporcionar o sonho. “Levantamos este muro às pressas por questão de segurança. As crianças foram privadas de ver a luz do sol e com essas cores do grafite será uma possibilidade de criar uma atmosfera lúdica para as crianças e moradores que vivem aqui no entorno”, argumenta.
Leia também: Embaixada dos EUA oferece 140 vagas para curso de inglês para indígenas na região amazônica brasileira
Além de enaltecer as mulheres negras que possuem história no Complexo do Alemão, o mural também visa difundir a literatura nas crianças, uma vez que algumas artes são referente a frases de livros conhecidos e outros nem tanto. O mural teve o apoio da Rede Nami, por meio do edital Marielle Franco.