Mostra Itinerante de Cinemas Negros : 5 cineastas negros ganham imersão nos estúdios Globo

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Será iniciada na próxima segunda-feira (4) a imersão pelos estúdios Globo para cinco jovens cineastas negros que participaram da Mostra Itinerante de Cinemas Negros (MIMB). A viagem é uma das premiações do Impulso Cultural WAWA ABA, ação que integrou a última edição da Mostra.

Renan Eduardo ressalta a importância do encontro para gerar um intercâmbio de conhecimentos – Foto: Arquivo Pessoal

Durante uma semana, os jovens acompanharão a rotina da emissora que ofertará oficinas e diálogos com diretores, técnicos e produtores. O grupo é composto por Marta Silva (BA), realizadora de “Afagos”; Thomas Loran (RJ), de “Ainda”; Thais Neves (SP), de “Nós”; Edson Junior (BA), de “Diário de Quarentena” e Renan Eduardo (MG), realizador de “Trovoada” e serão acompanhados pela diretora executiva da MIMB, Daiane Rosário e a coordenadora do Impulso Cultural WAWA ABA, Kinda Rodrigues.

Para Renan Eduardo, a imersão é um complemento importante para sua carreira como cineasta e como pessoa negra. “Esse intercâmbio é importantíssimo, não só entre estados, mas entre conhecimentos. Conhecer outros realizadores, conhecer os estúdios Globo, conhecer outra galera preta que também está no corre e trocar essas figurinhas. A pandemia foi muito cruel em impossibilitar esses encontros. Para minha carreira, além de um complemento da profissionalização, esse encontro com a galera que está no mesmo corre que eu”, afirma.

Leia também: DOM-N lança “No Abraço Certo”; single fala de amor e simplicidade

A baiana Marta Silva, que também fará a viagem, destaca a curiosidade em saber como a televisão funciona. “A possibilidade de participar desta imersão me fez me recordar de uma outra Marta, a garota que não perdia a ‘sessão da tarde’ e que sempre se perguntou como as obras cinematográficas aconteciam e como estavam ali sendo transmitidas pela TV, vou pra Globo com a curiosidade dessa garota e com a vontade de beber de todas as fontes, tenho certeza de que voltarei de lá regozijada”, explica a jovem.

A parceria potencializa os objetivos da MIMB, como define a diretora executiva Daiane Rosário. “A imersão nos estúdios Globo possibilitará que os jovens tenham contato com a cadeia produtiva da maior emissora brasileira, proporcionando uma conexão com profissionais do mercado e com as ferramentas contemporâneas de produção. A MIMB vem construindo caminhos de consolidação a mais de cinco anos, e, tornar os sonhos dos jovens possíveis é a realização das nossas utopias”, comemora.

É lindo demais saber que uma rede de mulheres negras está colaborando para um cinema diverso e educativo. Nosso intuito é instrumentalizar a juventude periférica para que estas e estes conquistem o mundo através do cinema e do audiovisual”, conclui a cineasta.

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor do Notícia Preta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.