Nos últimos 5 anos na Gastronomia Brasileira, nos grandes centros, é comum vermos um grande chef se juntando a outro grande chef para oferecerem uma experiência de construção de menu colaborativo na alta gastronomia com suas preparações. Mas, sempre me chamou atenção a ausência de pelo menos um chef preto ou pardo compondo esses menus colaborativos na grande maioria das vezes. Que bom que nosso aquilombamento em torno da alta gastronomia já é uma realidade – como podemos destacar nesse jantar que acontecerá no restaurante Quitéria (em Ipanema, Rio de Janeiro), nesta quarta-feira (04).
A renomada chef Ieda de Matos do restaurante Casa de Ieda – a queridinha dos chefs paulistanos (eu já vi Alex Atala cortando tomate na cozinha da chef para ajudá-la num dia movimentado) – se une ao chef paulistano David Cruz que recentemente assumiu o Quitéria e que tem em sua marca a valorização da culinária brasileira.
O projeto “Cozinha Brasileira” do Quitéria, liderado por David Cruz, visa resgatar as origens da culinária nacional, convidando chefs de destaque para criarem menus colaborativos. Cada jantar será uma celebração da gastronomia brasileira, em cinco etapas. E eu já tive acesso ao menu completo do primeiro jantar a 4 mãos liderado pelo chef David Cruz.
Boas-vindas | roseta, caponata sertaneja
Entrada | croqueta de milho, queijo curado cremoso Sítio Solidão, aioli de pimentas brasileiras, pó de limão cravo
Primeiro prato | filé de namorado em crosta de casca de coco, frégula, molho de banana e tucupi, pancs
Segundo prato | prensado de galinha d’angola, mini arroz, vatapá de inhame, farofa de taioba e xerém de amendoim, vinagrete de batata da serra e palma
Sobremesa | sorvete de licuri, jatobá e puxuri, bolinho manuê de massa puba, gel de maracujá da caatingaEu não perco esse aquilombamento de jeito nenhum. E se você ficou com água na boca, não deixe de compartilhar e curtir. E caso queira comparecer, as reservas também podem ser feitas pelo link acima.
Leia também: “Poder é Pele Preta”: Festival de Cultura e Gastronomia de Macaé reconhece grandes chefs pretos da Gastronomia