Projeto possui o apoio do governador do estado
O Projeto de Indicação “Bíblia nas escolas”, de autoria do deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) foi aprovado na última quarta-feira (14) por 20 x 6, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). O governador fez uma fala pública em apoio ao projeto que permite a compra de bíblias e autoriza o ensino religioso nas escolas públicas do estado.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
O governador, Elmano de Freitas (PT) esteve presente em um congresso evangélico no dia 8 deste mês e se comprometeu com o projeto: “Eu tô aqui para dizer a vocês, o projeto será aprovado, as bíblias serão compradas e serão colocadas nas escolas do Estado”, disse ele na ocasião. O texto ainda aguarda ser sansionado pelo governador.
De acordo com texto do projeto, a temática será ministrada “por meio de aulas, seminários, palestras ou semanas culturais, abordando conteúdos sobre o Antigo e o Novo Testamento e a influência da Bíblia na literatura, cultura e história do mundo”.
A Constituição Federal e do estado do Ceará tem a laicidade do Estado, que diz que o ordenamento jurídico de um país não pode se vincular a nenhum credo religioso. Porém uma emenda que estende a aquisição a livros e textos sagrados de outras religiões foi apresentada através do líder do governo, o deputado Romeu Aldigueri (PDT). Mas houve oposição ao projeto por meio de Renato Roseno (Psol) , Larissa Gaspar (PT), Lia Gomes (PDT) e Emília Pessoa (PSDB), que se colocaram contra.
O historiador Jones Manoel, questionou o projeto em sua conta do X (antigo Twitter):“Terceiro governo petista no Ceará. Elmano decidiu que vai transformar o estado num paraíso do fundamentalismo. Mas o PT pode tudo. Segue o silêncio quase geral”, disse ele que foi candidato a governador do Ceará na eleição de 2022.
Leia mais notícias aqui: “Campos de concentração que todo mundo fica romantizando como favela”, diz Pablo Marçal em debate para prefeitura de SP