Viradouro é a campeã do carnaval do Rio com enredo sobre o culto ao vodum serpente

53526723244_de95e363b1_c.jpg

Crédito: Rio Tur

Com o enredo “Arroboboi, Dangbé” a Unidos do Viradouro é a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro. Em uma apresentação quase sem erros, a agremiação de Niterói se inspirou na ancestralidade e encantou o público com um enredo sobre o culto ao vodum serpente, na África, e no Brasil. A escola tirou nota 10 em todos os quesitos.

O carnavalesco Tarcísio Zanon fez um passeio pela história, com um enredo baseado nas crenças voduns de povos africanos e na força das mulheres que formavam a poderosa irmandade de guerreiras.

Escolas dizem, entretanto, que a vermelho e branco de Niterói teria ultrapassado o limite de 15 integrantes visíveis durante a apresentação da escola e pedem que a Escola seja punida.

A comissão de frente chamou a atenção com uma enorme serpente, que surgia entre o balé e deslizava pelo chão da Sapucaí. O terceiro carro da agremiação, representando a proteção mística e lealdade, foi todo feito com ferro-velho do barracão.

A terceira alegoria da Unidos do Viradouro foi batizada de “As guerreiras Mino: proteção mística e lealdade”. Recrutadas para proteger o reino de Daomé, eram as mulheres mais temidas do mundo. Na parte traseira do carro, um barco representou a travessia transatlântica que os daomeanos foram submetidos no processo escravista.

LEIA TAMBÉM: Mocidade Alegre é a campeã do carnaval de São Paulo de 2024

Escolas dizem que Viradouro descumpriu regra da comissão de frente e pedem à Liesa punição

A direção da Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor enviaram à Liesa, na tarde desta quarta-feira (14), um documento pedindo punição à Viradouro por uma possível irregularidade na sua Comissão de frente, durante o desfile.

No início da apuração, o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, informou que a Liga aceitou os recursos, analisará os pedidos, e divulgará o resultado até esta quinta (15).

“Quatro agremiações ingressaram com um recurso para que houvesse punição para a Unidos da Viradouro. Todos os recursos foram aceitos e serão analisados até amanhã na sede da Liesa”, disse Perlingeiro.

Deixe uma resposta

scroll to top