Vini Jr recebe apoio de atletas, times, governo e personalidades após mais um caso de racismo

Snapinsta.app_347648433_280427977753552_1264374830922982889_n_1080.jpg

Após ser alvo de xingamentos racistas mais uma vez durante uma partida contra o Valencia, e até expulso ao se indignar com a situação, Vini Jr. começou a receber muito apoio pelas redes sociais, de pessoas do mundo todo. A repercussão global motivada pela indignação após constantes ataques racistas contra o atleta tomou conta da internet, e o caso permanece entre os assuntos mais comentados.

O jogador do Real Madrid recebeu o apoio não só do governo brasileiro, mas também de companheiros de seleção como o jogador Richarlison, Neymar, Rodrygo Goes e Eder Militão -os dois últimos que também jogam no time espanhol ao lado de Vini – também do jogador Mbappé, do piloto Lewis Hamilton e até do perfil do eterno Rei do Futebol, Pelé. Times brasileiros também se manifestaram, além de muitas personalidades de dentro e fora do esporte no cenário nacional e mundial.

O jogador brasileiro é constantemente alvo de ataques racistas durante o campeonato espanhol /Foto: Reprodução Redes Sociais

“Sempre fizeram de tudo para evitar que o preto chegasse ao topo… escravizaram, marginalizaram e mataram. Mas nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande. A história se esquece dos ratos e agiganta quem luta contra essa gente ruim”, escreveu Richarlison no Twitter, com uma foto ao lado do jogador cria de São Gonçalo.

No perfil oficial de Pelé, a equipe do Rei do Futebol deixou claro o carinho de Pelé por Vinícius. “Neste dia, temos certeza absoluta que o Edson estaria nos pedindo para escrever isso, então assim o faremos. Vinícius Jr, a Pelé Foundation te apoia e admira a sua coragem. Continue sendo uma voz ativa e nunca deixe de sorrir diante das adversidades. O racismo não tem mais espaço no esporte que tanto amamos“, escreveu.

A frase “estamos com você” foi amplamente publicada por Neymar, Mbappé e até pelo piloto Lewis Hamilton, junto da foto postada por Vini Jr em suas redes sociais junto com seu pronunciamento. O jogador de basquete Shai Gilgeous-Alexander, astro da NBA, também mostrou seu apoio ao jogador brasileiro. “Não há lugar nesse mundo para o racismo. Estou com meu irmão Vinicius Jr.”, escreveu.

Nos stories do Instagram Militão prestou apoio ao parceiro de time e criticou a expulsão do atleta mesmo após tentar denunciar o racismo que estava sofrendo.

“Hoje foi mais um dia triste aqui na Espanha, mais um dia que infelizmente os racistas venceram. É uma vergonha! Sofrer racismo, se defender e depois ser expulso tentando se defender! Até quando temos que aguentar isso?”, escreveu o jogador em referência à confusão após os xingamentos racistas da arquibancadas serem identificados.

Após reclamar que a torcida do time adversário o xingava, os jogadores do Valencia avançaram contra o brasileiro, e mesmo levando um mata-leão de um jogador branco do time adversário, foi o atleta do Real Madrid que foi expulso.

Nas redes sociais, o Flamengo – time no qual Vinicius Jr. foi revelado e começou sua carreira – postou uma nota de apoio ao jogador e de repúdio à violência no esporte. “Dizer que racismo é crime é o óbvio. É preciso denunciar a violência que se repete e se intensifica. É preciso tomar atitudes concretas para combatê-lo no dia a dia. Vini Jr, estamos sempre com você. Milhões de rubro-negros, milhões de brasileiros, milhões de pessoas que se indignam quando alguém é vítima de violência”, publicou o time.

Demais times como Botafogo, Fluminense, Vasco, Sport Club, Corinthians, Ceará, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Fortaleza e outros que disputam o Brasileirão publicaram seu apoio ao atleta deixando claro seus posicionamentos contra o racismo. A própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também se manifestou sobre o caso.

“Até quando ainda vamos vivenciar, em pleno século XXI, episódios como o que acabamos de presenciar, mais uma vez, em La Liga? Até quando a humanidade ainda será apenas espectadora e cúmplice de atos cruéis de racismo?”, começa a nota assinada por Ednaldo Rodrigues, Presidente da CBF. Personalidades como Lázaro Ramos, Taís Araújo também se manifestaram.

Leia também: Brasil notificará autoridades espanholas após racismo contra Vini Jr.

No final da manhã desta segunda-feira (11) em uma Coletiva de Imprensa feita pela ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, ela reafirmou o comprometimento do governo brasileiro em atuar diretamente nos casos de racismo presentes na La Liga, principalmente após o acordo assinado entre Brasil e Espanha, no combate ao racismo em ambos os países.

A ministra afirmou que uma ação multiministerial está sendo movimentada em conjunto com o Itamaraty para acionar o Ministério Público Espanhol, sendo que o próprio Real Madrid já denunciou os ataques contra o jogador pela manhã.

“Quando a gente pega o histórico da La Liga, a gente via que casos como esse já haviam ocorrido, e a La Liga não se posiciona. É inadmissível que o próprio presidente [da liga] culpe o Vinícius. A gente vai notificar para que seja investigado a La Liga e todos os casos. Não dá para a gente ficar só em uma nota sem ação concreta. Então agora nós vamos para cima com o Ministério Público de lá, para que eles sejam notificados e investigados, e respondam pelos seus atos”, disse a ministra.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top