Victor Glover, primeiro astronauta negro a morar na Estação Espacial Internacional (ISS), compartilha vídeo da Terra vista do espaço

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Imagem: Reprodução/Twitter/@AstroVictorGlover

O astronauta da NASA Victor Glover Victor Glover Jr é um dos quatro astronautas recém-chegados à ISS (Estação Espacial Internacional), após a NASA realizar sua primeira missão oficial tripulada em parceria com a SpaceX. Ele compartilhou seu primeiro vídeo do espaço enquanto sobrevoava a Terra na Estação Espacial Internacional.

Glover faz parte da missão Crew-1 que foi lançada a bordo da cápsula Crew Dragon da SpaceX , apelidada de ‘Dragon Resilience’, em 15 de novembro.

Esta é a primeira viagem de Glover ao espaço e no vídeo o astronauta compartilha a emoção – ‘O vídeo simplesmente não faz justiça, é bastante surpreendente”, diz Glover com os olhos arregalados e sorrindo enquanto olhava para a Terra.

O pequeno clipe, compartilhado no Twitter , tem apenas alguns segundos de duração, mas mostra a curva do nosso planeta, o deslumbrante céu azul e nuvens espalhadas pela atmosfera.

‘Olhando para a Terra através da janela do Dragon Resilience,’ escreveu Glover no tweet. ‘A escala de detalhes e as entradas sensoriais tornaram essa perspectiva de tirar o fôlego!’

Glover se apaixonou pelo espaço quando estava no ensino médio e décadas depois está vivendo esse sonho 400 quilômetros acima da superfície da Terra.

A missão Crew-1 atracou com a ISS por volta das 23h ET da segunda-feira, 16 de novembro, e saiu da cápsula aproximadamente duas horas após completar as verificações necessárias para garantir que a cápsula e a ISS tinham um selo hermético – e foram recebidos pela outra residência do navio.

Glover fez a viagem de 240 milhas com seu comandante Michael Hopkins e os astronautas Shannon Walker e Soichi Noguchi da agência espacial japonesa JAXA.

Astronauta Victor Glover

Além de alcançar seu sonho pessoal, Glover também atingiu um marco na história por ser o primeiro negro a viver no laboratório orbital por um período prolongado – o astronauta permanecerá no espaço pelos próximos seis meses.

A NASA enviou mais de 300 astronautas americanos ao espaço, mas apenas 14 deles eram negros, relata o The New York Times.

Glover se juntou à NASA em 2013 e é comandante da Marinha dos EUA, mas agora é o 14º astronauta negro a se aventurar no espaço.

‘Voar tem sido uma parte muito importante da minha vida profissional e adoro fazer isso’, disse Glover em um vídeo da NASA.

‘6.400 pés, é o mais alto que já estive acima do solo e, portanto, para chegar a um ponto além disso, será um momento especial.’

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.