Verão no CCBB Rio tem programação gratuita com Cortejo e Samba 

image-1.jpg

No esquenta do verão, CCBB faz festa de encerramento que agitará a última quinta do ano, e exposição Década dos Oceanos – 1° Mostra Nacional de Criptoarte ressalta a importância da sustentabilidade 

Para celebrar o início da temporada do verão, o evento Samba da Virada no CCBB traz uma noite comemorativa para o último quintou dos cariocas e turistas da cidade. No dia 28/12, acontece o evento gratuito entre 17h e 21h. O Grupo Arruda é a atração principal da noite e comanda a roda de samba. 

Além disso, o Programa CCBB Educativo prorrogou as atividades do cortejo cênico-musical. Os arte-educadores em cortejo alegrarão o ambiente com apresentações ao estilo das tradicionais Pastorinhas pelo CCBB. Apresentações gratuitas na próxima quarta-feira (27) e sexta-feira (29), às 11h e 15h.

Grupo Arruda se destaca na programação /Foto: Divulgação

Mas nem só de samba, cortejo e solidariedade vive o verão. A exposição ‘’Década dos Oceanos – 1ª Mostra Nacional de Criptoarte’’, resgata a ideia de promover reflexões profundas da interseção entre nosso mundo contemporâneo e do futuro que almejamos em um planeta ecossistêmico, interdependente, hiperconectado e altamente tecnológico, porém enfrentando desafios claros de coexistência e sustentabilidade.  

A exposição elegeu esse tema, de acordo com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) a favor dos oceanos. No período entre 2021 e 2030, a ciência oceânica e os organizadores para o desenvolvimento sustentável ressaltam a importância de novos aplicativos, serviços, mecanismos e filtros que auxiliem no esclarecimento dos problemas globais da Década dos Oceanos ao grande público on-line e presencial.  

Para mais informações consulte o site bb.com.br/cultura

SERVIÇO  

Samba da Virada no CCBB  

28 de dezembro, 17h às 21h 

Grupo Arruda: Um movimento de samba que começou despretensiosamente, em frente a uma barraquinha, a famosa banca da tia Zezé, ao lado do viaduto da Mangueira, hoje aporta em renomados redutos do samba, como Renascença, Feijoada do Cosme Velho, Samba Luzia. O Grupo Arruda é composto por Gustavo Palmito (repique de mão e percussão), Fabão Araújo (surdo), Marcelinho (tantã), Anderson Popó (percussão), Nego Josy (voz e pandeiro), com a harmonia de Vitor Budoia (violão), Armandinho do Cavaco (cavaquinho) e a voz marcante de Maria Menezes, intérprete que contagia o público por onde se apresenta. 

BAZAR DE CATÁLOGOS 

21 e 22 de dezembro, 12h às 17h 

O Bazar de Catálogos acontece em mais um ano. O CCBB ofertará catálogos em troca de 1 Kg de alimento que serão trocados enquanto houver estoque. Cada pessoa deverá apresentar documento de identidade para registrar sua participação e poderá receber até 2 catálogos por dia, sendo para isso necessário apresentar 2 kg de alimento por dia. Os catálogos estarão divididos em 2 grupos de acordo com a quantidade total disponível. Caso a pessoa decida retirar 2 catálogos, a escolha deverá ser feita entre grupos diferentes ou entre 2 catálogos do grupo onde há maior quantidade de itens disponíveis. Os alimentos arrecadados serão doados para o Comitê CARJ e Comitê Elos. O grupo apresenta-se como uma ação solidária de funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil. 

Instituições que receberão as doações: 

Comitê CARJ – Ação Solidária e Cidadania: O grupo apresenta-se como uma ação solidária de funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil, onde amigos e familiares também exercitam o trabalho voluntário para a melhoria da educação e da saúde e para contribuir no processo da construção da cidadania. Atuam em parceria com organizações não governamentais, escolas, centros comunitários e associações de moradores do Rio de Janeiro, Belford Roxo e Nova Iguaçu. 

Comitê Elos – Associação Comitê Elos da Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil e Amigos: Organização sem fins lucrativos formada por funcionários do Banco do Brasil e amigos, a partir das ações de solidariedade do Movimento contra a Miséria e a Fome, liderado por Herbert de Souza, Betinho, nos anos de 1990. Vários grupos de funcionários do Banco do Brasil se organizaram em Comitês de Solidariedade por todo o país, sendo um deles o Comitê Elos da Cidadania, que se constituiu juridicamente em 2003 no Rio de Janeiro. 

CORTEJO – CCBB EDUCATIVO 

22/12 e 27 a 29/12, às 11h e 15h. 

Os arte-educadores em cortejo alegrarão o ambiente com apresentações ao estilo das tradicionais Pastorinhas pelo CCBB As Pastorinhas fazem parte das tradições culturais populares do Natal. Cortejos são  formados por crianças e jovens que representam os personagens dos presépios (anjo, estrela, pastoras e pastores, florista, cigana, José e Maria). Em alguns lugares do país as Pastorinhas visitam até o Dia de Reis, em 6 de janeiro as casas onde estão montados presépios e prestam homenagens. Atividade gratuita.

DÉCADA DOS OCEANOS – 1ª MOSTRA NACIONAL DE CRIPTOARTE  

Até 26 de fevereiro de 2024  

Quarta a segunda, de 9h às 20h 

A exposição propõe um espaço para o debate sobre as novas fronteiras da arte contemporânea, com apresentação da primeira geração brasileira de artistas digitais que usam a plataforma blockchain para validação de sua produção. Com uma coleção diversificada e plural, a exposição conta com experiências interativas, mesclando tecnologia e história da arte, promovendo reflexões sobre o mundo contemporâneo e o futuro que almejamos para um planeta ecossistêmico, interdependente, hiperconectado e altamente tecnológico. De acordo com a curadoria, a mostra deverá contar com cerca de 25 nomes, entre eles Gisele Beiguelman, Alexandre Rangel, Adriano Franchini, Carlos Vamoss, Rejane Cantoni, Anaisa Franco, Monica Rizzolli, Takumã Kuikuro e Leandro Lima e outros.   

  Curadoria: Marcio Harum   

Classificação indicativa: livre  

Sobre o CCBB RJ   

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.  

SERVIÇO  

Funcionamento no fim de ano 

O CCBB não abre nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro de 2023, nem nos dias 01 e 02 de janeiro de 2024.  

Centro Cultural Banco do Brasil    

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)    

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br     

Ingressos:   Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.     

Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura .    

Funcionamento:  De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).     

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).     

Leia também: CCBB realiza primeira edição da mostra itinerante do Festival de Cinema de Gramado

Deixe uma resposta

scroll to top