22 capitais terão transporte público gratuito no segundo turno das eleições

interior-of-a-city-bus-with-yellow-holding-rails.jpg

Até a última segunda-feira (24), 22 capitais definiram que vão disponibilizar transporte público com tarifa zero para o segundo turno das eleições, que será realizado no próximo domingo (30). Outras duas cidades optaram por tarifa mais barata ou gratuidade em um dos trechos.

Apenas três capitais ainda não decidiram se vão liberar o transporte gratuito no domingo – Foto: Freepik

Até o momento,  Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória definiram tarifa zero para o transporte público no próximo domingo.

No caso de Rio Branco (AC), a prefeitura optou por gratuidade em apenas um trecho para os passageiros que apresentarem o comprovante de votação, e Natal que definiu redução na tarifa para os eleitores. No primeiro turno das eleições, 14 captais tiveram tarifa zero no transporte público.

Leia também: Às vésperas da Copa do Mundo, Organização de Diretos Humanos acusa Catar de perseguir e torturar LGBTQIA+

Na última terça-feira (18) o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, autorizou as prefeituras e os permissionários de transporte público a oferecerem o serviço gratuito para que os eleitores que não residem próximos aos seus locais de votação possam deslocar às suas seções eleitorais. Na decisão, o ministro disse que o objetivo é “viabilizar a garantia constitucional do direito de voto”.

Brasília, Recife e Teresina ainda não definiram se haverá cobrança normal, parcial ou isenção de tarifa para o dia de votação do segundo turno das eleições gerais de 2022.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top